Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.08.18 - 10h42

PCR disponibiliza cerca de 170 postos para vacinação de crianças contra poliomielite e sarampo

img_alt

Devem ser vacinadas as crianças de um até menos de 5 anos. O Dia D será realizado no dia 18 de agosto (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Começa, nesta segunda-feira (6), a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo. Na capital, cerca de 170 postos (unidades de saúde da família, incluindo as Upinhas, unidades básicas tradicionais e policlínicas) da Prefeitura do Recife ofertarão as doses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A meta é imunizar pelo menos 95% das 80.028 crianças com idade entre um e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – independentemente da situação vacinal. O Dia D será realizado no dia 18 de agosto. A campanha terminará em 31 de agosto.

“Devem ser vacinadas todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, porque o objetivo é reduzir o risco de reintrodução dessas doenças. Não há circulação do vírus do sarampo na nossa região, nem o da pólio no Brasil, mas não podemos descuidar”, explica o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia. O secretário ainda lembra os pais ou responsáveis para, no dia da vacinação, levar a caderneta de imunização das crianças, para o profissional avaliar e fazer o esquema necessário.

Durante a campanha, crianças que nunca foram vacinadas contra pólio, deverão receber uma dose da vacina injetável; as que já tomaram alguma dose da injetável, devem tomar a vacina oral (gotinha). Em relação à tríplice viral, as crianças que nunca foram imunizadas, devem receber uma dose e agendar a próxima; crianças que já tomaram alguma dose desta vacina, há mais de 30 dias, devem receber outra; aquelas que tomaram alguma dose, há menos de 30 dias, devem prosseguir com o agendamento conforme o calendário.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, prioritariamente os adultos residentes nos locais onde há surto da doença, como em Manaus (AM) e no estado de Roraima, devem procurar os postos. As duas vacinas – tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e pólio – fazem parte do calendário vacinal e estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde da cidade.

Calendário Nacional de Vacinação – contra pólio, o esquema é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP): administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade. 

Já a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada em duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. “Quem está dentro dessa faixa etária e já tomou duas doses, em algum momento da vida, não precisa mais tomar”, explica a coordenadora de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel. Pessoas com idade entre 30 e 49 anos (não imunizadas ou que não lembram) devem tomar apenas uma dose. Quem tem mais de 50 anos não precisa ser imunizado.

Poliomielite - Doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e desde 1990, não são registrados casos da doença, que é grave e foi responsável por danos irreversíveis para milhares de crianças no mundo.

Sarampo - Doença infecciosa exantemática (manifestações na pele) aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.  A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

 

Série histórica da cobertura vacinal pólio e tríplice viral – Recife (2014 a 2018)

ANO

PÓLIO (<1 ANO)

SARAMPO (1 ANO)

2014

94,79

85,73

2015

105,71

87,13

2016

87,47

116,14

2017

74,37

117,48

2018 (janeiro a junho)

78,45

76,68