NOTÍCIAS

| 03.09.12 - 12h02

Mulheres do Cabanga são beneficiadas com mutirão de mamografias promovido pela Saúde do Recife

[caption id="attachment_25326" align="alignleft" width="334"] Abordagem será repetida nesta terça-feira no mesmo local e horário. Foto: Luciano Ferreira[/caption]

Mobilização será repetida nesta terça-feira (04)

Por Maria Duarte

A Unidade de Saúde da Família (USF) do Cabanga recebeu o mamógrafo itinerante da Prefeitura do Recife nesta segunda-feira (03). A mobilização das mulheres teve início às 8h e seguirá até o fim da tarde. A expectativa é que 80 moradoras da área usufruam do serviço. A abordagem será repetida nesta terça-feira (04) no mesmo local e horário.

Continuando sua jornada de atendimento pelos bairros da capital pernambucana, o ‘Caminhão da Mamografia’ chegou ao Cabanga chamando a atenção das usuárias cadastradas na unidade. Já cientes da visita do equipamento, elas compareceram logo cedo ao local portando o Cartão SUS e documento com foto.

A dona de casa Eliane Andrade, 49 anos, realiza o exame todos os anos. “Tenho um cisto no seio, então nunca deixo de fazer a avaliação mesmo que não seja tão próximo da minha casa”. Já Maria Inaura Silva, 41 anos, fez o procedimento pela primeira vez. “Estava tentando marcar, mas ainda nem sabia o dia que seria possível fazer. Tenho caso de câncer na família, então, quando soube do caminhão, logo procurei o posto”, comentou.

A Secretaria de Saúde do Recife ressalta a importância da realização anual da mamografia, método mais eficaz no combate ao câncer de mama. O exame deve ser feito por todas as mulheres a partir dos 40 anos, principalmente as que apresentarem histórico familiar da doença. A avaliação é indolor e o resultado sai, em média, com duas semanas. Pacientes cujo diagnóstico apontarem problemas serão encaminhadas para tratamento em unidades de referência no Município.