NOTÍCIAS

Administração | 03.09.21 - 16h36

Prefeitura do Recife informa o que abre e fecha no feriado do Dia da Independência

Alguns serviços não funcionarão na capital devido ao feriado estendido de sete de setembro. As atividades serão retomadas normalmente na quarta-feira.

Devido ao feriado do Dia da Independência, no próximo dia 7 de setembro, alguns serviços estarão suspensos na Prefeitura do Recife. No edifício-sede, não haverá atividades na segunda (6) e terça-feira (7). O Jardim Botânico, bem como os parques da cidade, estarão abertos para o lazer da população. Confira o que abre e fecha no feriado:

SAÚDE - Nestas segunda (6) e terça-feira (7), ponto facultativo e feriado da Independência, a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 26 pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura do Recife. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na quarta-feira (8). Apenas cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quarta-feira (8).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

TURISMO E LAZER - Atendendo ao pedido da Secretaria de Defesa Social (SDS), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, informa que não haverá Ciclofaixa de Turismo e Lazer no feriado de 7 de Setembro, na próxima terça-feira. A solicitação se dá por conta de manifestações previstas para acontecer na data, em alguns pontos da cidade. O percurso, no entanto, estará montado no próximo domingo (5), das 7h às 16h, passando por mais de 30 bairros da cidade.

CULTURA - Nos próximos dias 6 e 7 de setembro, os espaços culturais geridos pela Prefeitura do Recife estarão de portas fechadas. Mas não faltarão alternativas de programação para recifenses em busca de lazer a céu aberto nos parques Dona Lindu e Sítio Trindade, que funcionarão das 5h às 22h na segunda e das 5h às 20h na terça.

AO AR LIVRE - Além dos Parques de Santana, Dona Lindu e Macaxeira, para quem quiser curtir o sol e desfrutar da natureza, há outros oito parques públicos que estarão abertos para receber a população. As áreas oferecem opções de práticas esportivas, áreas para contemplação da natureza e da vegetação e pontos de encontros para a população do município. São eles: Parque da Jaqueira; Parque de Apipucos; Parque Arraial do Forte; Parque do Caiara; Parque 13 de Maio; Parque Robert Kennedy; Sítio da Trindade; e Parque Arnaldo Assunção. 

AGÊNCIAS DE EMPREGO E SALA DO EMPREENDEDORISMO - Em razão do feriado da Independência do Brasil, as Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta terça-feira (7), mas funcionam normalmente na segunda. Os serviços retornam na quarta-feira (8) nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro), no edifício sede da Prefeitura (Sala do Empreendedorismo) e na Agência de Casa Amarela. Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h.

FINANÇAS - Devido ao feriado da Independência do Brasil as atividades do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) serão suspensas nos dias 06 e 07 de setembro, assim como o atendimento do 0800 081 1255 . Mas, todos os serviços da secretaria continuarão disponíveis no formato on-line por meio do novo portal da SEFIN:recifeemdia.recife.pe.gov.br. Também é possível acionar alguns serviços de Finanças pelo aplicativo do Conecta Recife. As atividades de atendimento presencial serão retomadas na quarta-feira (08.09). Para isso, o cidadão deve agendar previamente seu atendimento através do portal, que traz uma limitação diária de atendimentos por dia. 

EDIFÍCIO-SEDE - Nos dias 06 e 07 de setembro, em razão do feriado nacional da Independência do Brasil, o edifício-sede da Prefeitura do Recife estará fechado. As atividades na sede do Executivo Municipal voltam a acontecer normalmente na quarta-feira, dia 08 de setembro.  

JARDIM BOTÂNICO - O Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste da cidade, abre as portas para o público nesta terça-feira (7), feriado da Independência do Brasil.O equipamento público de lazer, pesquisa e conservação funcionará das 9h às 15h, com entrada gratuita e uso de máscara obrigatório.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na segunda (6) e terça-feira (7). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quarta-feira (8), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no sitecttu.recife.pe.gov.br.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nestas segunda e terça-feira, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriadão. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Na quarta-feira (8), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriadão.

PROCON RECIFE - Na próxima segunda-feira(6), em virtude do ponto facultativo, e terça-feira(7), Dia da Independência do Brasil, não haverá atendimento presencial na sede do Procon Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e também nas unidades que funcionam no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Compaz Dom Helder (Coque).   Na quarta-feira(8), o atendimento volta a funcionar normalmente. Quem precisar fazer denúncia deve acessar o Portal do Procon Recife procon.recife.pe.gov.br ou  enviar emails para denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias) ou procon@recife.pe.gov.br (dúvidas).

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE – A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) informa que, em função do feriado do Dia da Independência do Brasil, o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR) não funcionará na próxima segunda e terça-feira, dias 6 e 7 de setembro. Os atendimentos serão retomados na quarta-feira (8), normalmente, das 7h às 18h.

COMPAZ E BIBLIOTECAS MUNICIPAIS - Devido ao feriado de 7 de setembro, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão nesta terça-feira. As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Os equipamentos retornarão às suas atividades normais na quarta-feira, 8 de setembro. 

MERCADOS E FEIRAS - Nos próximos dias 6 e 7 de setembro, os mercados e feiras estarão abertos das 6h às 13h.

ESCOLAS - Na segunda e terça-feira, todas as 321 unidades de ensino do Recife estarão fechadas e as atividades serão retomadas na quarta-feira, dia 8.

ACADEMIAS RECIFE - As unidades da Academia Recife funcionam neste sábado (04), apenas no horário da manhã, das 6h às 10h. Na segunda e terça-feira, 6 e 7 de setembro, todas as unidades estarão fechadas por conta do feriado estendido, e reabrem na quarta-feira (8), no horário normal, a partir das 5h30. Agendamentos no aplicativo MUDE, gratuitamente.