NOTÍCIAS

Educação | 03.11.15 - 09h15

Campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica são recebidos com festa no Recife

img_alt

Os alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano foram recepcionados com banda, faixas e muita festa. O prefeito Geraldo Julio fez questão de receber os vencedores da competição, uma das mais importantes do País. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Não podia ser de outra forma. Os estudantes da rede municipal de ensino do Recife que ganharam a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) chegaram ao Recife em clima de muita festa e emoção. Maryllia Willyane Félix, Emerson Almeida e Gabriel Loureiro, todos de 14 anos, alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na Várzea, foram recepcionados no Aeroporto Internacional do Recife, na tarde desta segunda-feira (02), com faixas, cartazes e muita música  da banda Marcial da Escola Municipal Paulo VI.

O prefeito Geraldo Julio, que havia ido na última quarta (28) ao embarque dos jovens para Uberlândia (MG), onde aconteceu a olimpíada, fez questão de recebê-los na chegada ao Recife. Os campeões, que enfrentaram escolas particulares e públicas de todo o País, viajaram acompanhados dos professores Cid Espíndola e Juliana Borges. Com a vitória, a equipe vai representar o Brasil na RoboCup - campeonato internacional que será realizado no próximo ano, na Alemanha.
 
"Para nós é um orgulho muito grande, pois estes jovens mostram que quando têm oportunidade eles desenvolvem seus talentos e podem ir muito longe. A robótica está na rede municipal há apenas um ano e meio e já mostra resultados muito positivos, alcançando os meninos do primeiro ao nono ano, somando cerca de 73 mil alunos que já cursam a disciplina. Vim aqui pessoalmente parabenizar essas crianças que agora são referência para os amigos e que mostram que a rede municipal de ensino tem pela frente um belo futuro", declarou o prefeito Geraldo Julio. O Programa Robótica na Escola, desenvolvido em todas as unidades de ensino da Prefeitura do Recife desde 2014, atende os alunos da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal.

Na recepção aos alunos no Aeroporto Internacional do Recife, amigos, alunos do programa, pais, mães e professores se reuniram para abraçar os jovens, que ficaram em 1º lugar na final nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, disputada no domingo (01), entre as equipes de Ensino Fundamental. Gabriel Loureiro não conteve o choro e disse o quanto estava feliz em poder voltar para o Recife com a vitória :"Não consegui segurar o choro, não esperava tanta gente feliz pela nossa conquista. Foi difícil, foi cansativo, mas estávamos juntos, pensando em soluções, em estratégias para ganhar. E agora estamos aqui, felizes, comemorando o título que veio porque estudamos muito e porque tivemos professores muito bons, que acreditaram em nós, e tivemos também oportunidade", disse o jovem.
 
Yananata de Almeida, mãe de Emerson, não parava de comemorar junto com o filho o destaque nacional: "Já estávamos felizes porque eles tinham o título regional. Nem esperávamos que eles fossem tão longe, apesar de confiar muito na capacidade de toda a equipe, mas sabíamos que ia ser uma disputa difícil. Estou muito feliz, muito orgulhosa do meu filho, e também por poder ver que mesmo em uma escola pública ele pode ter o estudo que merece, pode se destacar, e pode fazer a diferença", disse a mãe, que emocionada, citou a ligação que recebeu do prefeito Geraldo Julio, que deu parabéns a todos os familiares pela conquista dos seus filhos.

Através do programa, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de novas habilidades, os jovens têm mais contato com os robôs feitos com blocos de encaixe da LEGO ZOOM. Já com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes têm contato quando vão para as aulas no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), ou quando participam de eventos promovidos pela Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação. Já foram investidos R$ 32 milhões de reais no programa Robótica na Escola, que atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental, estes últimos aprendem até a programar os robôs. Além dos alunos, o programa também forma professores, coordenadores e dirigentes, além de oferecer oficinas, treinamento e campeonatos com os estudantes. Atualmente cerca de 73.049 estudantes têm acesso ao programa e 4.554 professores foram capacitados nesta área.

Segundo o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, a vitória dos alunos da rede municipal demonstra o quanto o programa é efetivo. “Eles estão de parabéns por todo esforço e dedicação, assim como os professores que os acompanham e os incentivam. Para nós é uma alegria imensa poder ver o quanto esses jovens podem alcançar, porque desde o início acreditávamos na importância do ensino da robótica nas escolas da rede e agora estamos aqui, vendo que realmente foi um acerto muito grande esse investimento", afirmou.