NOTÍCIAS

Cultura | 03.12.13 - 14h53

Nova sede de escola em Santo Amaro beneficiará mais do que o dobro de alunos

A futura unidade atenderá até 400 estudantes do 1° ao 5° ano e do EJA. Obra começou nesta terça-feira (3). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Prefeitura do Recife começou a construir a nova sede da Escola Municipal Santo Amaro, em um terreno adquirido na Avenida Norte, a 200 metros da sede atual. Em nove meses, os alunos do 1º ao 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estudarão em um prédio que atende aos padrões de acessibilidade e oferece estrutura adequada ao processo de ensino e aprendizagem. Na manhã desta terça-feira (3), o prefeito Geraldo Julio autorizou a construção do equipamento, que terá capacidade para acolher 400 alunos, mais do que o dobro da atual. Ao todo, a PCR investirá R$ 1,75 milhão na construção da unidade de ensino.

Antes de assinar a Ordem de Serviço para a construção do equipamento, Geraldo Julio visitou cada uma das instalações da atual unidade. "Na Escola Santo Amaro os profissionais são dedicados, mas é muito difícil se empenhar para cuidar do futuro das nossas crianças com a estrutura que a unidade oferece hoje. Mudaremos esse cenário. Vamos construir uma escola bonita, com área de lazer, sem o calor e o aperto que tem lá; com o padrão de qualidade necessário para oferecer um futuro melhor aos que estudam na escola", assegurou.



O prefeito do Recife reforçou a importância da requalificação da rede municipal de ensino. "A educação no Recife é um grande desafio. Muitas escolas cresceram em casas alugadas sem uma estrutura mínima para o estudo. Por isso, vamos priorizar esses dois aspectos, dando atenção ao povo. Prefeito que escuta é o que faz o que o povo pede. Se o prefeito escutar, ele vai errar bem menos e acertar bem mais", pontuou Geraldo Julio.

O terreno que abrigará a nova sede da escola possui 814 metros quadrados de área total. Quando estiver pronta, em agosto de 2014, a unidade vai dispor de oito salas de aula, biblioteca, sala de informática, espaço coberto para recreio, cozinha, refeitório, salas de professores, direção, secretaria e coordenação.

Jackson Mendes, 9 anos, está matriculado no 4° ano da Santo Amaro. Na manhã de hoje, o garoto era só alegria por saber que ganhará uma no a escola para estudar. "Quando a escola estiver pronta terei mais gosto de comparecer às aulas porque hoje o calor é muito grande. Eu tenho que fazer um esforço grande para prestar atenção no que a professora diz. Sem falar que não temos nem espaço para brincar. Estou ansioso", comemorou.

O prefeito do Recife reforçou a importância da requalificação da rede municipal de ensino. (Foto: Andréa Rêgo Barros PCR/Recife)

A Escola Municipal Santo Amaro foi inaugurada há oito anos e nunca passou por uma reforma. Atualmente, a unidade funciona em um edifício adaptado, sem ventilação natural nem acessibilidade. Ao todo, 12 professores trabalham no local, que dispõe de apenas seis salas de aula, não conta com biblioteca nem sala de informática.

O Secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, explicou que esse á mais uma etapa da requalificação da rede municipal de ensino. "Nós estamos iniciando essa requalificação pela estrutura. Nesse sentido, continuaremos firmes para oferecer aos estudantes uma rede preparada para acolher e capacitar nossas crianças. Nesse ritmo, vamos transformar a educação na cidade", disse.

BALANÇO - Desde o começo de 2013, a PCR iniciou a construção de cinco novas sedes de escolas e destravou as obras de nove Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que são creches-escolas para crianças de 0 a 5 anos. Neste mês, mais duas escolas começam a levantar nova sede: José Lourenço de Lima, no Ibura, e Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio. Além disso, mais de 100 unidades entraram em reforma