Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

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Mobilidade | 03.12.20 - 16h19

PCR antecipa o giro à esquerda da Abdias para General San Martin e melhora o trânsito no local

Com a mudança, uma faixa em cada sentido será invertida para permitir o giro à esquerda com um tempo a menos de semáforo

Para dar mais mobilidade e fluidez aos condutores que circulam na Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Zona Oeste da Cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), desenvolveu um plano de circulação alternativo para o giro à esquerda na Avenida General San Martin. A mudança pretende diminuir o tempo gasto nessa interseção, o que vai beneficiar cerca de 59.000 condutores de veículos que trafegam na via, além dos passageiros que trafegam nas 431 viagens de ônibus feitas diariamente na via. A mudança acontecerá a partir da segunda-feira (7).

Os condutores que seguem no sentido BR 232 e desejam girar à esquerda na Avenida General San Martin, deverão se posicionar antecipadamente na faixa da esquerda e girar à esquerda, no contra fluxo da pista, pelo novo acesso do canteiro central, localizado antes do cruzamento com a Avenida General San Martin. No contra fluxo, uma faixa terá a circulação invertida para que o motorista possa acessar diretamente a Avenida General San Martin. O mesmo movimento será feito em direção ao Centro, para quem deseja girar à esquerda na Avenida General San Martin. O giro à esquerda da Avenida General San Martin para a Avenida Abdias de Carvalho será proibido.

Nesse cruzamento, serão implantadas peças de urbanismo tático para aumentar as áreas dos pedestres e garantir mais segurança nas travessias. Além disso, novas faixas de pedestres serão implantadas e as antigas serão requalificadas.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca o caráter inovador dessa intervenção. "Essa é uma intervenção que tem um olhar completamente diferenciado para a via e vai dar mais espaço e segurança viária para os pedestres, além de garantir a fluidez do trânsito em um dos pontos de maior congestionamento da cidade", destaca.

Para viabilizar a implantação, foram feitos diversos estudos do fluxo de veículos nos horários e dias variados. Além disso, foram realizadas obras físicas para abrir passagens no canteiro central e permitir a nova circulação.

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