NOTÍCIAS

Saúde | 04.01.16 - 20h21

Núcleo de Desenvolvimento Infantil já está recebendo bebês do Recife com microcefalia

 

Serviço foi aberto na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena

 

Juliana Diniz, 22 anos, moradora de Nova Descoberta, chegou às 7h da manhã à Policlínica Lessa de Andrade, localizada no bairro da Madalena. Seu filho, Pedro Henrique, com dois meses, foi o primeiro bebê com diagnóstico confirmado de microcefalia, a ser atendido no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, que começou a funcionar nesta segunda-feira (4), na unidade de saúde do Recife, para apoiar a reabilitação das crianças com microcefalia, além de estimular o vinculo da mãe com o bebê.

Pedro Henrique nasceu na maternidade do Imip, com perímetro encefálico medindo 28 centímetros. “Não sabia o que significava microcefalia e agora estou mais tranquila com esse serviço, porque ele vai iniciar a reabilitação”, disse Juliana Diniz. Seu filho deverá ser trazido uma vez por semana ao Núcleo, onde 15 profissionais, entre pediatras, neuropediatras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, além de assistentes sociais e psicólogos, darão assistência aos bebês encaminhados do Recife.

“Este é um serviço que vai complementar o atendimento da rede estadual, ofertando estímulo precoce aos bebês, assistência às mães, para que essas crianças consigam atingir o seu potencial máximo de reabilitação” falou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. A terapeuta ocupacional Consuelo Figueira explicou que além da estimulação aos bebês, as mães serão orientadas a dar continuidade aos estímulos em casa. “Aqui eles serão atendidos com uma duração média de 30 minutos com atividades e reabilitação psicomotora e visual até os dois anos de idade”, disse.

A gerente da Policlínica Lessa de Andrade, Priscila Ferraz, relatou como será o acolhimento às crianças. “O bebê será avaliado pelo neuropediatra e encaminhado ao tratamento multiprofissional. Para isso, foram implantadas três salas com espelhos – utilizados para os estímulos visuais - e equipamentos específicos para a reabilitação dos bebês”, falou Priscila, acrescentando que o atendimento às crianças do Recife será realizado por encaminhamento pelas unidades de saúde da família por meio do Sistema de Regulação.  Atualmente, Recife tem 211 casos notificados de microcefalia, sendo 78 prováveis e 23 confirmados. A Policlínica Lessa de Andrade tem capacidade para 320 atendimentos pediátricos por mês.