Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

NOTÍCIAS

Transformação Digital | 04.01.22 - 11h12

Férias rimam com andanças pelo Bairro do Recife para descobrir diversas atrações turísticas, históricas e culturais

img_alt

Aplicativo Recifeando apresenta o Bairro do Recife de maneira interativa, criativa, autônoma e repleta de conhecimento sobre o bairro mais antigo da cidade, com tecnologia de realidade aumentada. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Férias de janeiro começando e uma opção interessante para quem mora na capital ou está de chegada é conhecer uma parte do Recife caminhando. O convite é para pessoas de qualquer idade e tem endereço certo: o Bairro do Recife. O aplicativo Recifeando apresenta um jeito interativo e cheio de informações históricas sobre o bairro mais antigo do Recife. Basta baixar a ferramenta no celular e uma relação de pontos turísticos são apontados a partir de georreferenciamento. O aplicativo chega para oferecer uma experiência cheia de conhecimento, operado de forma autônoma, que cabe na palma da mão. A Prefeitura do Recife, por meio do Programa Recentro, iniciativa que busca revitalizar e modernizar a área central da cidade, é parceira da iniciativa e passa a gerir a ferramenta, que foi desenvolvida pela Rdmapps (https://www.rdmapps.com.br/). O app é gratuito e está disponível para celulares iOS e Android.  

Através do Recifeando é possível conhecer a história do Bairro do Recife, oferecendo, de maneira criativa, moderna e simples, um panorama sobre monumentos que fazem parte desse bairro que é referência de diversas intervenções importantes na formação de nossa cidade. A ferramenta faz uso da Realidade Aumentada (RA) - tecnologia que recria ambientes reais dentro da realidade virtual através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento - para promover uma experiência que permite explorar o bairro de maneira interativa, criativa e ainda mais autônoma. Também pode ser usada como ferramenta de aprendizagem escolar tornando o conhecimento mais prazeroso, além de ser um canal interessante para os guias turísticos. 

Com o aplicativo, o cidadão tem a possibilidade de traçar o seu roteiro de passeio pelo Bairro do Recife a partir de 10 tipos de classificação: igrejas, praças, monumentos, pontes, museus, prédios, torres, teatros, ruas, fortes e equipamentos turísticos ligados à Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, a exemplo do Parque de Esculturas. A cada clique são exibidas as especificações em, linguagem simples, sobre a história de cada item catalogado. Ao passo que for avançando nessa descoberta interativa, o cidadão vai acumulando pontos e estimulando a exploração de outros lugares do bairro. O Recifeando faz uso do serviço de localização do GPS do celular e mapeia todos esses elementos. 

O aplicativo funciona da seguinte forma: a partir do serviço de localização do celular, o aplicativo mapeia monumentos, equipamentos públicos e privados, ruas e obras de arte espalhados pela Ilha do Recife Antigo. Cada um desses marcos conta com um breve relato com linguagem simples e repleto de conteúdo proporcionado um jeito diferente de explorar e viver a cidade.

O aplicativo, que é gerenciado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital do Recife, foi desenvolvido através de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal e patrocínio do Itaú e, para sua continuidade e expansão, foi cedido para Prefeitura do Recife, que, futuramente, ampliará, através de cocriação com os historiadores, turismólogos, arquitetos e urbanistas da cidade, para todo o território municipal.

Sobre a Rdmapps -  Empresa de tecnologia especializada em aplicações mobile e web com foco no usuário. A partir de soluções criativas, a empresa cria produtos sob medida para todos os tipos de plataforma digital fazendo uso de tecnologia nativa. As entregas têm como resultado as soluções com as melhores experiências possíveis garantindo a funcionalidade do produto em qualquer dispositivo.