NOTÍCIAS

Mobilidade | 04.02.13 - 15h06

Geraldo enaltece construção de novos TIs e destaca inversão de prioridades

Geraldo enaltece construção de novos TIs e destaca inversão de prioridades (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR) Geraldo enaltece construção de novos TIs e destaca inversão de prioridades (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O prefeito Geraldo Julio participou, na manhã desta segunda-feira (4), da assinatura da Ordem de Serviço (OS) para a construção de dois Terminais Integrados (TIs) nas perimetrais III e IV do Corredor Leste/Oeste. O gestor recifense enalteceu a iniciativa do Governo do Estado destacando a inversão de prioridades adotada na gestão Eduardo Campos tendo como foco o fortalecimento do transporte público de passageiros. O ato foi realizado no terreno onde será erguido o TI da IV Perimetral, na ligação da Avenida Caxangá com a BR-101.

“São duas obras importantes porque priorizam o transporte público de passageiros. Esses terminais serão preparados para receber ônibus mais modernos, sem degraus para entrar, com ar-condicionado e que farão um deslocamento mais rápido também. A Prefeitura do Recife vai se engajar nesse mesmo esforço”, destacou Geraldo Julio.

Após assinar a OS dos novos terminais, o governador afirmou que a iniciativa representa “visão de futuro para o transporte público de passageiros”. “O grande ganho dessa obra é que as pessoas que moram em Camaragibe, por exemplo, vão ganhar uma hora por dia no trajeto de ida e volta para o trabalho. Esse ganho no tempo representa qualidade de vida, onde cada pessoa terá condições de se dedicar aos momentos de lazer também”, explicou Eduardo Campos.

No Terminal Integrado da IV Perimetral, que se chamará “Severino Luiz Nunes Pereira”, cerca de 53 mil passageiros serão beneficiados por dia. A obra conta com um investimento de R$ 9 milhões – recursos do Tesouro estadual e do PAC Copa. Esse TI vai operar com 11 linhas, sendo oito alimentadoras, uma interterminal – que liga um terminal a outro - e duas troncais, beneficiando diretamente os bairros de Cidade Universitária, Brasilit, Jardim Primavera, Tabatinga, UR-7, Loteamento Cosme e Damião e Timbi.

Já o TI da III Perimetral será construído na esquina da Avenida Caxangá com a General San Martin, onde funcionava o Banco do Brasil e o estacionamento do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Com essa obra, que custará outros R$ 9 milhões ao Estado, 40 mil passageiros serão beneficiados por dia e contarão que 11 linhas de ônibus integradas no TI. Esse Terminal beneficiará os bairros de San Martin, Av. do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões, Monsenhor Fabrício, Engenho do Meio, Barbalho e Torre.