Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 04.02.19 - 20h22

Prefeito Geraldo Julio recebe projetos sociais incubados pelo Porto Social

img_alt

O gestor municipal conheceu e ouviu na tarde desta segunda (4) todos os representantes de 35 novos projetos que vão participar do programa de incubação em 11 áreas distintas, e ainda outros 15 que tiveram a experiência com a capacitação através da plataforma social (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na tarde desta segunda-feira (4), o prefeito Geraldo Julio recebeu em seu gabinete os representantes dos projetos sociais que foram aprovados para participar do programa de incubação do Porto Social em 2019 e ainda dos projetos que passaram 12 meses na experiência da incubação. As 35 novas iniciativas selecionadas via edital, estão divididas em 11 áreas diferentes que vão otimizar, profissionalizar e capacitar esses projetos para suas atuações, e falaram dos trabalhos de desenvolvem. Além dos projetos selecionados, o gestor também ouviu o depoimento de outros 15 projetos que atuaram ao longo de 2018 através da orientação, assessoria e mentoria da incubação do Porto Social. 
 
"Temos aqui 50 projetos projetos incubados que vieram aqui para uma conversa franca e aberta sobre todos os serviços que eles estão prestando para transformar vidas aqui em nossa cidade, destes, 35 são novos. Esse é um grande esforço conjunto da sociedade civil com a Prefeitura do Recife para a gente alcançar aquelas pessoas que realmente precisam", comentou o prefeito Geraldo Julio sobre a iniciativa que selecionou projetos diversos divididos em 11 áreas e que vão atuar com educação, saúde, ambiental, habitação, inclusão social, inclusão digital, esportes, empoderamento feminino e idosos.
 
Dentre as iniciativas, se destacam os negócios sociais de áreas inscritas pela primeira vez, como a plataforma Verific.ai, que atua com a checagem de fatos, e o site Pai de Verdade, voltado para o incentivo da paternidade ativa. Durante todo o ano de 2019, todos os projetos vão receber mentorias coletivas e individuais, desenvolver produtos e serviços, participar de rodadas de negócios e se apresentar em eventos de conexão com outras iniciativas e instituições, criando assim uma rede ainda maior, fomentando, difundindo e  o ampliando o impacto social provocado pela iniciativa. 
 
Além de conhecer os projetos que vão participar do programa de incubação, o Porto Social também apresentou para o prefeito Geraldo Julio um balanço de todas as ações realizadas no ano de 2018, mostrando o alcance de 35 comunidades que foram assistidas, 35 mil famílias alcançadas. A plataforma também realizou mais de 200 horas de palestras e eventos de capacitação abertos ao público, mais de 50 mentores voluntários e ainda mais de 420 horas de mentoria, atingindo cerca de 85 projetos de incubação em áreas distintas.
 
"Hoje viemos mostrar um balanço de tudo que fizemos ao longo de 2018, e também apresentar esses 35 novos projetos. Sem o apoio da prefeitura seria impossível o Porto Social existir e atuar tão fortemente e transformando tanto a cidade do Recife. Já temos também uma agenda forte em 2019 e esse vai ser um ano também muito transformador. A prática de esportes, educação empoderamento feminino, questão racial, estamos atingindo várias áreas e interesses diversos nessa plataforma que está aumentando o número de voluntariado do Recife com o engajamento cívico e gerando impactos positivos para a sociedade", afirmou Fábio Silva, presidente do Porto Social.