Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 04.02.24 - 21h01

ProMorar implementa cadastro socioeconômico na comunidade de Vila do Papel

img_alt

Questionário abrange informações fundamentais, como o número de residentes em cada domicílio, tempo de moradia, condições econômicas, grau de escolaridade, dentre outras questões. Abordagem permitirá maior compreensão da população (Foto: Brenda Alcântara/PCR)
O maior programa de resiliência urbana da Prefeitura do Recife, o ProMorar, deu início essa semana à realização de um cadastro que visa apurar as condições de vida de moradores e moradoras da comunidade de Vila do Papel, no bairro de Ilha de Joana Bezerra. A área, localizada nas imediações do viaduto Capitão Temudo e do Compaz Dom Hélder Câmara, será contemplada com obras de urbanização integrada através das ações do ProMorar.

O questionário socioeconômico que está sendo aplicado abrange uma série de informações fundamentais, incluindo o número de residentes em cada domicílio, tempo de moradia, condições econômicas das famílias, grau de escolaridade, avaliação dos serviços básicos disponíveis na comunidade, entre outras questões. Esta abordagem permitirá ao programa uma compreensão abrangente das necessidades e aspirações da população de Vila do Papel.

Os dados coletados serão cruciais para orientar intervenções e investimentos, garantindo que as soluções propostas para a área estejam alinhadas com as reais demandas e desafios enfrentados pela comunidade. Além disso, as informações obtidas subsidiarão as ações para cumprimento das Políticas Ambientais e Sociais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do Programa.

"Essa é uma ferramenta valiosa para entendermos as necessidades específicas da comunidade. Em Vila do Papel, a previsão é aplicarmos o cadastro com aproximadamente 500 núcleos familiares", afirma Líbia Paixão, coordenadora social do ProMorar. “A coleta de dados permitirá a elaboração de políticas públicas mais eficientes e a identificação de áreas prioritárias para investimentos em infraestrutura, saúde, educação e outros serviços essenciais”, complementou.

Na comunidade Vila do Papel, além dos investimentos em obras de urbanização, também está prevista a requalificação de um complexo de esporte, cultura e lazer na área livre situada embaixo do viaduto Capitão Temudo, já apresentada e validada pela população local.