Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 04.03.20 - 16h46

PCR divulga o abre e fecha na Data Magna de Pernambuco

 

A Prefeitura do Recife informa que na próxima sexta-feira (6), feriado estadual  em alusão a Data Magna de Pernambuco, os serviços e atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e demais órgãos administrativos da Prefeitura não funcionarão. Para quem quiser aproveitar o feriadão, não vai faltar programação. O Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, vai estar aberto ao público. Localizado no Curado, funcionará das 9h às 15h30, com acesso gratuito. Entre os equipamentos geridos pela administração municipal, teatros, galerias e museus estarão abertos durante todo o feriado, com programação variada. O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) convida o público a participar desde a concepção das obras à montagem de uma exposição de arte. O Paço do Frevo e o Museu da Cidade também vão estar abertos e oferecem diversão para todas as idades. Para quem estiver em buscar de lazer a céu aberto, o Parque Dona Lindu e o Sítio Trindade  funcionarão normalmente com opções de atividades para toda a família. 

 

Confira em detalhes o funcionamento dos serviços municipais neste feriado: 

EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados nesta sexta-feira (06), feriado da Data Magna de Pernambuco. O funcionamento volta ao normal na segunda-feira, 09, a partir das 8h. 

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, vai estar aberto ao público nesta sexta-feira (06). Localizado no Curado, funcionará das 9h às 15h30, com acesso gratuito. Durante o feriado da Data Magna de Pernambuco, os sete jardins temáticos estarão abertos à visitação: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais para conhecimento e imersão na natureza. Já o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, estará fechado para manutenção na sexta-feira (06). 

PROCON RECIFE- A sede do Procon Recife, Rua Carlos Porto Carrero, 156, Boa Vista estará fechada nesta sexta, 06, feriado  da Data Magna de Pernambuco. Os postos avançados dos Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, e Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, também estarão fechados, voltando a funcionar normalmente na terça-feira-feira, dia 10/03.  Os consumidores poderão fazer denúncias pelas redes sociais do órgão: Instagram:@PROCONRECIFE | Facebook: PROCON RECIFE e ainda pelo email: PROCON@RECIFE.PE.GOV.BR.

CIDADANIA - Devido ao feriado da Data Magna, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Miguel Arraes e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela estarão fechados nesta sexta-feira (6). Os Compaz voltarão às atividades normais neste sábado (7). Já as bibliotecas, na segunda-feira (9). 

TURISMO E LAZER - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que oferta 36,5 km de um percurso exclusivo para bicicletas, é montada sempre nos domingos e feriados nacionais. Por isso, nesta sexta-feira (6), que é feriado estadual, ela não estará disponível. Os apaixonados pelo passeio podem guardar energia para o próximo domingo (8), em que o trajeto estará nas ruas da cidade, das 7h às 16h. 

No sábado (7), uma opção de lazer é o passeio de ônibus do Olha! Recife que vai levar os inscritos pelas cidades irmãs, Recife e Olinda. O roteiro começa na Praça do Arsenal, passando pela Praça da República, Casa da Cultura e Rua da Aurora. Em Olinda, o passeio contempla a Praça do Carmo e Alto da Sé. Domingo (8) tem passeio a pé com o tema Recife Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A caminhada vai passar por praças, ruas e edificações que ganharam o nome de mulheres importantes para a história do Brasil, como Cristina Tavares, Dona Maria César, Clarice Lispector e Julia Santiago.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife montou ainda uma programação especial, neste domingo (8), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Dentro do projeto Música na Igreja, será apresentado o projeto Guitarra à Brasileira, atração comandada pelas mulheres Lígia Fernandes, Bárbara Moraes e Erlani Silva. O concerto será às 17h, na Igreja Madre de Deus, e é gratuito. 

MERCADOS E FEIRAS – Os Mercados Públicos Municipais, Cais de Santa Rita, Anexo de São José, Mercado das Flores, Mercado das Frutas, Camelódromo e Feiras livres funcionam das 06h às 13h, nesta sexta-feira, devido ao Feriado Estadual da Data Magna. 

CULTURA – No feriado que celebra a história do insurreto e politizado povo pernambucano, a Prefeitura do Recife promove a cultura como semeadura de cidadania e resistência. Entre os equipamentos geridos pela administração municipal, teatros, galerias e museus estarão de portas abertas durante todo o feriado, com programação variada e urgente.  

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) não vai só abrir. Vai escancarar as portas, convidando o público a participar desde a concepção das obras à montagem de uma exposição de arte. Durante o feriado, o museu funcionará todos os dias, das 14h às 17h, como um atelier aberto para o projeto "Completely Knocked Down - Recife Bremen Connection", que congrega nove artistas, de Bremen, na Alemanha, e do Recife: Paulo Bruscky, Sílvio Hansen, Márcio Almeida, Christian Haake, Wolfgang Hainke, Tobias Heine, Maria do Carmo Nino e os idealizadores do projeto, Francisco Valença Vaz e Rebekka Kronsteiner. Juntos, eles irão construir coletivamente obras de arte a partir de peças de artistas locais e fragmentos de objetos.  A visitação é gratuita e estará aberta das 14h às 17h. Informações: (81) 3355-6870.

No Paço do Frevo, a música e a dança que reinaram absolutas nas ruas da cidade durante as últimas semanas contam a sua história e aguardam, já saudosas, por visita. Os coloridos e afetivos salões do Paço oferecem um passeio pela teoria e prática do mais genuíno gênero musical pernambucano. O equipamento abre na sexta, no sábado e no domingo, com acesso das 14h às 18h e última entrada às 17h30. Informações: (81) 3355-9500.

Já o Museu da Cidade convida o público a voltar ao passado, visitando a exposição de longa duração “Cinco Pontas", que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar.  O Museu funciona das 9h às 16h na sexta e no domingo e das 9h às 17h no sábado. Informações: (81) 3355-9558.

Tem programação também no Museu Murillo La Greca (81  3355-3129) e nos teatros Apolo e Hermilo Borba Filho (81 3355-3319 e 81 3355-3321).

Para quem estiver em buscar de lazer e exercício de cidadania a céu aberto, o Parque Dona Lindu e o Sítio Trindade  funcionarão normalmente com opções de atividades para toda a família.

CENTRO DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE -A Secretaria de Finanças do Recife informa que o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e o posto de atendimento do Rio Mar não abrem na próxima sexta-feira (06). Informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município podem ser acessadas no  Portal de Finanças. https://portalfinancas.recife.pe.gov.br/

EDUCAÇÃO - As escolas municipais do Recife funcionam até a quinta-feira (05) em horário normal. Na sexta-feira (06), as unidades de ensino estarão fechadas por conta do feriado da Data Magna, que faz referência ao dia da eclosão da Revolução Pernambucana de 1817. As aulas retornam ao funcionamento normal na próxima segunda-feira (09). O horário das aulas são: 7h30 às 12h, 13h30 às 18h, e 18h40 às 22h. 

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife – Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector – estarão fechados na sexta-feira (6). No entanto, o Liga, Mulher  (0800 2810107), disque-orientação do Clarice Lispector, funcionará das 7h às 19h. Caso alguma mulher necessite de socorro, a equipe de prontidão será acionada.

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife fecha nesta sexta-feira (06) por ocasião do Feriado da Data Magna de Pernambuco. As atividades voltam ao normal na segunda-feira (09). Localizado na Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade, o HVR funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, oferecendo gratuitamente serviços de consultas, cirurgias gerais e ortopédicas, castração, vacinação e vermifugação. Até janeiro de 2020, mais de 70 mil procedimentos e de 5 mil cirurgias gerais foram realizadas, além de 31 mil castrações.

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados na próxima sexta-feira (6), devido ao feriado. Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá normalmente o banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nas manhãs de sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8), das 8h às 13h. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão, durante o feriado, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente 24 horas, e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que estarão de plantão. Os restaurantes populares municipais funcionarão normalmente: o Josué de Castro, no bairro de São José, das 11h às 14h e das 17h às 20h; e o Naíde Teodósio, localizado em Santo Amaro, das 11h às 14h. Além disso, o Abrigo Noturno Irmã Dulce também funcionará normalmente das 20h até as 7h. 

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta sexta-feira (6). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (9), a partir das 8h até as 13h.

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor do andar térreo da PCR, do Compaz Governador Eduardo Campos e do Compaz Ariano Suassuna funcionam até a quinta-feira, fecham na sexta (6) e abrem normalmente na segunda. 

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Afogados, da Avenida Rio Branco e de Casa Amarela funcionam até a quinta-feira, fecham na sexta (6) e abrem normalmente na segunda.

ESCOLAS - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife funcionam até a quinta-feira, fecham na sexta (6) e abrem normalmente na segunda.

ESPORTES – As Academias Recife gerenciadas pela PCR funcionam até a quinta-feira, fecham na sexta (6) e abrem normalmente na segunda.

SAÚDE – Nesta sexta-feira (6), feriado da Data Magna de Pernambuco, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (9). 

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos de risco habitual e alto risco (mediante encaminhamento da Central de Regulação do Estado). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

Para a vacinação antirrábica e acidente tetânico, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará sexta, sábado e domingo, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Para as demais vacinas de rotina, o serviço só reabrirá na segunda (9).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.