NOTÍCIAS

| 04.04.11 - 12h28

Prefeitura inicia varredura em áreas de morro do Recife

A iniciativa faz parte da Operação Inverno 2011 e segue até o dia 7 de junho, percorrendo 15 localidades consideradas de Risco Alto e Muito Alto

A partir desta terça-feira (05), a Prefeitura do Recife dá início à ação de varredura preventiva nas áreas de morro da Cidade. O local escolhido para começar as atividades foi o Córrego do Sargento, na Linha do Tiro. A iniciativa faz parte da Operação Inverno 2011 e segue até o dia 07 de junho, percorrendo 15 localidades consideradas de Risco Alto e Muito Alto. Além da varredura, a Codecir amplia o trabalho educativo junto aos moradores dessas localidades.

A varredura tem o objetivo de executar atividades emergenciais de redução do risco e ajuda a identificar, antecipadamente, situações que possam gerar casos de deslizamentos. Com isso, o Município pode realizar ações mais efetivas. Entre as ações previstas na varredura, estão o corte de árvores de grande porte em situação de risco, colocação de lonas plásticas, remoção de famílias, demolições, limpeza de canais, retiradas de entulhos, capinação e o combate à proliferação da dengue.

Durante a ação, também serão realizados serviços de manutenção de escadarias, muros de arrimo e sistemas de drenagem. O trabalho é coordenado pela Defesa Civil com o apoio da secretarias de Saúde, Saneamento, Meio Ambiente, Educação e Especial da Mulher, Dircon, Emlurb, URB, Iasc, Guarda Municipal, CTTU, Programa Parceira nos Morros, além da colaboração do Exército Brasileiro.

Ações educativas – Paralelamente à varredura, as equipes da Codecir ampliam, a partir desta terça-feira (05), as ações educativas nas áreas altas da Cidade. O trabalho, que será realizado nas mesmas localidades visitadas pelas equipes durante a varredura, inclui ações porta a porta e a distribuição de cartilhas para os moradores das áreas visitadas. Nas publicações distribuídas pelos agentes, haverá orientações sobre a destinação correta da água utilizada na residência e do lixo; o que plantar e o que não plantar nas barreiras e o que fazer em caso de deslizamento de barreira.

A iniciativa realizada pela Codecir também será apresentada nos fóruns do Orçamento Participativo.