NOTÍCIAS

| 04.04.12 - 19h09

População Ocupada cresce 9,2% no Recife ao longo dos doze meses

Os setores da Construção Civil e de Serviços foram os principais responsáveis pelo crescimento no número de pessoas que exercem atividades remuneradas

O Relatório do Observatório do Trabalho do Recife (OTR), divulgado nesta quarta-feira (04), apontou que o nível de ocupação dos recifenses cresceu 9,2% em fevereiro de 2012, se comparado ao mesmo mês de 2011, o que corresponde a 57 mil pessoas. A ocupação refere-se ao exercício de atividade remuneratória, seja de forma frequente ou esporádica. Nesse mesmo período, os setores que apresentaram os maiores índices na geração de postos de trabalho foram a Construção Civil, com expansão de 32,3%, e os Serviços, com crescimento de 10,3%.

A publicação também mostra que o Recife ocupou a primeira posição no ranking das capitais nordestinas com saldo de emprego de 2.628 no primeiro bimestre deste ano. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED/TEM), o Município teve um aumento de 0,21% em relação ao mês de janeiro no número de pessoas que estão trabalhando com carteira assinada.

Outro ponto de destaque do documento mensal é referente ao número de pessoas que aderiram ao programa Empreendedor Individual (EI). No mês de fevereiro de 2011, o Município contava com 9.478 EIs. Em fevereiro de 2012, Recife registrou 19.713 cadastrados no programa, o que representa um crescimento de 108% de inscritos.

O Relatório Mensal, disponível no Portal da Prefeitura do Recife, por meio do link do OTR (http://geo.dieese.org.br/recife/), é um dos produtos que fazem parte da parceria entre a PCR e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A publicação, com informações referentes ao mês de fevereiro de 2012, faz uma síntese do comportamento do mercado de trabalho formal do Recife.

Estudo - O Observatório do Trabalho tem o objetivo de produzir e acompanhar indicadores sobre o mundo do trabalho, capazes de subsidiar a construção de políticas públicas de emprego, trabalho e renda.  A pesquisa faz uma análise das atividades econômicas do Município, por meio do estudo dos estabelecimentos em funcionamento e das inscrições no programa do Empreendedor Individual (EI). Também apresenta o quadro geral do emprego e desemprego municipal. As informações do saldo de postos de trabalho formais por localidades selecionadas, massa salarial e salário médio de admissão, subsetor de atividade econômica, tipo de admissão e desligamentos, tempo de permanência no emprego, sexo, faixa etária, escolaridade e tipos de ocupação são os temas abordados no relatório.

As fontes de dados utilizadas para a elaboração do relatório são do CAGED, registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); da Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego (PED), pesquisa domiciliar para a Região Metropolitana do Recife, realizada pelo Convênio AGÊNCIA CONDEPE/FIDEM, STQE, FSEADE-SP, DIEESE e MTE/FAT; e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, referente ao número de cadastrados no Programa do Empreendedor Individual (EI).

 Boletim Informativo do Mercado de Trabalho Formal do Recife