Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.04.16 - 16h12

Recife vacina 75% dos cães e gatos contra raiva no Dia D

img_alt

As áreas que tiveram menos animais vacinados vão receber reforço (Foto: Cortesia)

A Secretaria de Saúde do Recife conseguiu vacinar 153.579 de cães e gatos no Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica no último sábado (2), o que representa 74,83% da população geral. Desse total, foram vacinados 36.571 felinos (73,56%) e 117.008 caninos (75,24%) – apenas este último número é utilizado como indicador para o Ministério da Saúde, que estipula 80% de cobertura como meta.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde do Recife, Maísa Belfort, o resultado da Campanha foi o melhor dos últimos oitos anos. “Os Distritos Sanitários vão se organizar para vacinar os animais das áreas que tiveram cobertura mais baixa”, afirmou.

No Recife, as últimas amostras positivas, em felinos e caninos, foram identificadas em 2004. "A ausência de casos positivos em animais domésticos, nos últimos 12 anos, reforça a importância da manutenção de ações de vigilância da raiva animal, tais como a vacinação dos animais susceptíveis e campanhas educativas. A raiva é uma doença muito grave, de alta letalidade e por isso quem tem animal não pode descuidar", falou o secretário de Saúde do Recife Jailson Correia.