NOTÍCIAS

| 04.05.11 - 18h39

Setur Recife oferece passeio comemorativo ao Dia do Artista Plástico

Tour é gratuito e visitará Galeria Janete Costa, Museu do Estado, Marco Zero e Rua do Bom Jesus

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, oferece um passeio gratuito no próximo sábado (7) em homenagem ao dia do Artista Plástico comemorado em 8 de maio. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 3355.8847. As vagas são limitadas. Os participantes devem levar 1 kg de alimento não-perecível. A doação irá para o Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC).

A concentração acontece em frente ao box de informações turísticas da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, às 14h. Serão visitados a Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, o Museu do Estado, a Praça do Marco Zero e a Rua do Bom Jesus.

De acordo com o secretário de Turismo do Recife, André Campos, a data é pouco conhecida pela população. “O passeio a locais de relevância para artistas plásticos é uma forma de sensibilizar os recifenses e turistas sobre a importância dos nossos representantes das artes e dos roteiros culturais na Cidade”, afirma.

O Dia do Artista Plástico foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, em São Paulo. O artista teve uma carreira rica, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e faleceu, tragicamente, no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.

ROTEIRO EM HOMENAGEM AOS ARTISTAS PLÁSTICOS:

Galeria Janete Costa/Parque Dona Lindu
Localizada dentro do Parque Dona Lindu, é a mais nova obra do Arquiteto Oscar Niemeyer. A Galeria já nasceu como um dos espaços para abrigar exposições das mais importantes e elegantes da Cidade. Atualmente conta com uma exposição do artista Abelardo da Hora.

Museu do Estado
Localizado em um dos mais significativos exemplares arquitetônicos do século XIX, o belo palacete no bairro das Graças, onde viveu Augusto Frederico, o filho do Barão de Beberibe, hoje abriga o Museu do Estado de Pernambuco, guardião de parte importante da história. O acervo do museu é composto de mais de 14 mil itens, agregando importantes coleções que se distribuem nas seguintes categorias: Arqueologia, Cultura Indígena, Presença Holandesa em Pernambuco, Arte Sacra, Cultura Afrobrasileira, Ex-votos, Iconografia, Mobiliário, Porcelana, Cristais e Pintura com telas de artistas como Cícero Dias, Telles Júnior, Francisco Brennand e Burle Max.

Praça do Marco Zero
No centro da praça encontramos a Rosas dos Ventos, obra de Cícero Dias, grande artista plástico pernambucano que foi radicado na França, considerado o Chagal dos trópicos. Na Praça, ainda é possível avistar o Parque de Esculturas de Francisco Brennand.

Rua do Bom Jesus
Na mais tradicional rua do histórico Bairro do Recife, encontramos a escultura do artista Demétrio, que faz parte do Circuito da Poesia, roteiro de artistas que conseguiram transmitir a essência da Cidade e dos recifenses.