Secretaria de Política Urbana e Licenciamento - SEPUL

NOTÍCIAS

Mobilidade | 04.05.17 - 16h50

Nova edição da Operação Bairro Legal apreende carcaças e equipamentos irregulares nos Torrões

img_alt

Ação teve início nesta quinta-feira (4) e segue até o domingo (7), na Rua Professor Artur Coutinho (Foto: Pedro de Paula/Semoc)

 

A Zona Oeste do Recife recebeu, nesta quinta-feira (4), mais uma edição da Operação Bairro Legal, que tem como objetivo melhorar a mobilidade da população e melhorar o ordenamento urbano. A ação é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), e hoje chegou à Rua Professor Artur Coutinho, na comunidade de Roda de Fogo, bairro dos Torrões. Foram recolhidas 150 telhas, 30 pneus, seis carcaças de veículos, cinco veículos abandonados, uma coberta de madeira e lona, um contêiner de ferro e cinco toneladas de lixo. A operação continua na mesma via até o domingo (7), quando devem ser encerradas as apreensões.

A ação também contou com a parceria com a Diretoria Executiva de Operações (Deop), da Guarda Municipal, da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Polícia Militar. Cerca de 50 profissionais participaram da operação, que apreendeu equipamentos instalados irregularmente em logradouro público. Para recuperar o material apreendido, o responsável deve se dirigir à sede da Deop (Rua Afonso Pena, 550 - Santo Amaro) e realizar o pagamento de multa, que pode variar de R$ 180 a R$ 1.260, de acordo com o tipo de apreensão.

O chefe de operações da Semoc, Anísio Aziz, acredita que esse tipo de operação é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “No caso específico da operação de hoje, uma das preocupações é a proliferação do mosquito Aedes aegypti, já que o número de carcaças er. Além disso, ação tem como objetivo dar mais segurança, principalmente aos pedestres, que ficam vulneráveis quando precisam sair das calçadas para caminhar. Por isso é tão importante que todos tenham consciência da importância da desobstrução do passeio público”, diz ele.

A Dircon conduz as operações de maneira pacífica e sempre notifica os proprietários sobre as irregularidades antes de realizar as ações. Desde 2013, já foram removidos pelos fiscais da secretaria cerca de 1.120 carcaças de automóveis, 83 mil faixas, banners e bandeirolas de propagandas, 1.600 pinos de ferro, 220 outdoors e toplights, 100 jardineiras e 510 cavaletes e cones. A CTTU, que realiza a fiscalização de trânsito durante as operações, já registrou cerca de 90 mil notificações e mais de 2.500 remoções.

A CTTU também participou da operação. Uma equipe de cinco agentes de trânsito, em duas motos e duas viaturas, realizou o trabalho de monitoramento de trânsito, viabilizando a condução da ação. Dois guinchos foram utilizados para retirar as carcaças. Já a Emlurb recolheu cerca de cinco toneladas de lixo na ação.

BAIRRO LEGAL - O Projeto Bairro Legal teve início em agosto de 2013, em Boa Viagem, e as ações são realizadas desde então em diversos bairros da cidade. A operação já desobstruiu as calçadas da Avenida Rosa e Silva, Estrada dos Remédios, das avenidas Recife, Conselheiro Aguiar, Beberibe, Norte e Abdias de Carvalho, e das ruas Jean Emile Favre, Cosme Viana, José Bonifácio e 21 de Abril, garantido mais mobilidade às milhares de pessoas que utilizam essas vias diariamente.

 

BALANÇO – Durante toda esta manhã e início da tarde, na Rua Professor Artur Coutinho, nos Torrões, foram retirados pelas equipes da Dircon, da CTTU, da Emlurb:

 

150 telhas;

30 pneus;

5 veículos abandonados; 

6 carcaças de veículos;

5 toneladas de lixo;

5 placas de publicidade;

4 fiteiros;

1 coberta de madeira e lona de um lava-jato;

1 contêiner de ferro;

1 cadeira.