NOTÍCIAS

Cultura | 04.06.14 - 16h03

PCR terá esquema especial na proteção de crianças e adolescentes durante São João e Copa do Mundo

Distribuição de material informativo e espaços de proteção vão reforçar a garantia de direitos do público mais vulnerável em polos juninos e locais de exibição pública dos jogos

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos atuará de forma incisiva no período junino e Copa do Mundo no Recife, no sentido de garantir maior proteção de nossas crianças e adolescentes. Para isso, a pasta destaca ações prioritárias na formação, sensibilização e capacitação de profissionais que oferecem serviço ao turista, além do atendimento direto à crianças e adolescentes.

Para capacitar os profissionais, estão sendo realizadas oficinas formativas com profissionais do setor hoteleiro e taxistas do Recife, na garantia da cidadania e direitos humanos com foco nas temáticas de afirmação à diversidade, garantia da acessibilidade e enfrentamento das situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Esses profissionais também servirão como agentes multiplicadores na divulgação das campanhas que chamam a atenção da população para os casos de violação de direitos das crianças e adolescentes.

No sentido de sensibilizar a sociedade pernambucana e os turistas em trânsito na capital, a SDSDH divulgará as campanhas "Dê um batida Salve Todos - salve nossas crianças do trabalho infantil" e "Violência Sexual contra crianças e adolescentes - É hora de acabar com essa história!". Será distribuído material informativo e apresentação de esquetes de teatro nos polos de exibição pública dos jogos onde estão situados os Espaços de Proteção, nos Mercados Públicos e estação do Metrô.

Outra ação importante é o Espaço de Proteção como ação preventiva de enfrentamento ao trabalho infantil, exploração sexual, situação de rua, consumo indevido de álcool e outras violações de direitos. Esses espaços, a exemplo do que aconteceu na Copa das Confederações e de grandes eventos como o Carnaval 2013 e 2014, serão instalados no Sítio Trindade, Praça do Arsenal e Parque Dona Lindu, que também abrigarão os polos juninos.

As crianças acolhidas nos espaços de proteção participarão de atividades lúdicas, pedagógicas, de lazer e culturais. A capacidade de cada espaço é de 30 crianças por dia. Além do atendimento no espaço de proteção, equipes volantes farão abordagem social nos polos descentralizados.

Após o evento, as crianças, adolescentes e suas famílias, flagradas em situação de violação de direitos, serão encaminhadas aos serviços da Política de Assistência Social com comunicação aos Conselhos Tutelares e Varas da Infância e da Juventude.
As Pessoas com Deficiência terão à disposição, um espaço de convivência instalado na Rua do Observatório, Bairro do Recife Antigo, denominado "Estação da Acessibilidade", nos dias de jogos.

No intuito de assegurar a capacidade do município no atendimento das situações emergenciais que impliquem no abrigamento de pessoas em situação de vulnerabilidade, o Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC) manterá plantão diário durante o período da Copa.

Mapa das ações:

* Panfletagem nas estações de metrô nos dias de jogos na Arena Pernambuco;
* Apresentação de esquete teatral nos mercados públicos nos seguintes dias e horários:

06 e 14/06 - Mercado de São José (11h às 13h30)
07 e 13/06 - Mercado da Boa Vista (11h às 13h30)
20 e 28/06 - Mercado da Madalena (11h às 13h30)
21 e 27/06 - Mercado da Encruzilhada (11h às 13h30)

Espaços de Proteção:

* Praça do Arsenal, Parque Dona Lindu e Sítio Trindade, funcionarão de 12/06 a 29/06 das 14h às 2h;

* Sensibilização/identificação nos arraiais de San Martin, Várzea, Peixinhos, Brasília Teimosa e Ibura;