NOTÍCIAS

Turismo | 04.06.15 - 08h03

Prefeito Geraldo Julio lança o projeto Recife da Gente

img_alt

Bomba do Hemetério, Morro da Conceição e Alto José do Pinho serão as primeiras localidades a receber ações para reforçar as tradições e valorizar os cartões postais de comunidades periféricas da cidade. (Foto? Marcos Pastich/ PCR)

 

O potencial turístico das periferias será fortalecido pela Prefeitura do Recife, a partir do projeto Recife da Gente. Na tarde desta quarta-feira (3), o prefeito Geraldo Julio anunciou as ações que vão reforçar as tradições e valorizar os cartões postais de comunidades periféricas da cidade. A iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer vai abranger as ações do Turismo de Base Comunitária e, inicialmente, concentrará esforços em três localidades: Bomba do Hemetério, Morro da Conceição e Alto José do Pinho, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre. 

"O programa Recife da Gente vai valorizar o turismo de base comunitária no Recife, a nossa cultura e o que as pessoas produzem. Começamos com uma ação muito forte junto com a população da Bomba do Hemetério, Alto José do Pinho e Morro da Conceição. A ideia é que esse programa se espalhe para que possamos fortalecer e mostrar o potencial do Recife para o turista que vem de fora e também para os recifenses. É muito importante para o recifense conhecer o valor cultural e gastronômico que nós temos em vários bairros da cidade e gostar cada vez mais da sua cidade", explicou o prefeito.

O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, detalhou as ações do projeto durante a apresentação. "Estamos promovendo ações estruturadoras, de qualificação e vamos incluir esses locais nos roteiros turísticos da nossa cidade, inclusive no projeto Olha! Recife. Além disso, vamos produzir materiais específicos sobre o Recife da Gente com informações de como chegar e horários de funcionamento dos atrativos mapeados nesses três bairros. E ainda disponibilizaremos nos dez Centros de Atendimento ao Turista, que atendem cerca de 10 mil pessoas por dia", afirmou. Com o objetivo de divulgar ainda mais as riquezas culturais, históricas e gastronômicas dos bairros da periferia do Recife, esse material produzido também será levado para as feiras de turismo tanto nacionais quanto internacionais. 

Representantes das primeiras comunidades beneficiadas também participaram do lançamento do projeto e comemoram a parceria. "Essa é uma ótima iniciativa e uma grande oportunidade da Prefeitura do Recife, que vai promover melhorias na nossa sede e vai nos ajudar a atrair um maior público e incentivar as nossas atividades. O projeto Recife da Gente chegou em ótima hora", disse o representante da Escola de Samba Gigantes do Samba, Rivaldo Lacerda. O professor Rafael de Castro, da Bomba do Hemetério, também celebrou a iniciativa. "A Bomba do Hemetério está explodindo de felicidade com essa parceria que vai fomentar a cadeia cultural que já temos lá e fortalecer cada vez mais esse celeiro cultural e o bem-estar da comunidade", afirmou.

Entre as ações programadas para o Morro da Conceição estão a implantação de uma via sacra na escadaria do morro, que reproduzirá em ladrilho das 14 estações do trajeto que Jesus fez carregando a cruz do Pretório até o Calvário. As estações serão executadas por artistas da comunidade, sob a coordenação do artista plástico Max Di Castro, do Largo Dom Luiz até o santuário, no topo do morro. O trabalho deve ser iniciado em julho e concluído até a festa da santa, em dezembro.

Outra ação executada no Morro da Conceição será a intervenção para promover melhorias na estrutura física da sede da tradicional escola de samba Galeria do Ritmo. Serão reformados os banheiros e elaborado um calendário oficial de ensaios e oficinas para atrair os visitantes. As mesmas melhorias serão promovidas na sede da escola Gigantes do Samba, na Bomba do Hemetério. Outra ação que será executada na localidade é o apoio à Bombart, animada feira mensal realizada no Largo da Bomba do Hemetério, onde são vendidos produtos manufaturados pela própria comunidade.

No Alto José do Pinho, a Secretaria de Turismo e Lazer continuará atuando no apoio à tradicional festa Kizomba, realizada no primeiro domingo de cada mês, para celebrar a cultura de matriz africana, com apresentações de grupos de maracatu, caboclinho, afoxé e samba. Nos próximos meses, ainda na programação do Recife da Gente, será realizado um curso de qualificação denominado Precificação e Técnicas de Venda, por meio do Prodetur, com empreendedores e comerciantes numa das três comunidades contempladas.