Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 04.06.20 - 09h30

PCR inaugura abrigo provisório para acolher idosos em situação de rua

img_alt

Espaço vai abrigar pessoas idosas que vivem nas ruas do Recife com o intuito minimizar as chances de contaminação pela covid-19. O serviço começa a funcionar nesta quinta-feira (4) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O mês de junho é marcado pelo Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, no ano de 2006. Em alusão ao movimento, a Prefeitura do Recife inaugura, nesta quinta-feira (4), o Abrigo Provisório Edusa Pereira, que irá acolher pessoas pessoas idosas em situação de rua com o objetivo de minimizar as chances de contaminação pela covid-19. O imóvel será administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) e está localizado na Rua Jerônimo Vilela, número 515, no bairro de Campo Grande. O abrigo tem capacidade para acolher 40 usuários.

O nome do Abrigo Provisório homenageia Edusa Pereira, que foi pioneira no movimento dos direitos humanos dos idosos e, durante sua atuação profissional, lutou para que a sociedade tivesse um olhar de cidadania e respeito com a pessoa idosa. A criação do novo espaço de acolhimento foi uma proposta apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) durante reunião extraordinária. A comissão aprovou a iniciativa e viabilizou recursos, referente ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa. Dessa forma, o imóvel foi adquirido em parceria com o Instituto Secular Pequena Família Franciscana, organização religiosa situada no bairro de Campo Grande.

A unidade está equipada com 40 camas novas e funcionará todos os dias em horário integral, tal qual uma residência. Os moradores terão acesso a uma grande área de convivência, banheiros e área para refeições, como café da manhã, almoço e jantar, além de dois lanches. Durante a estadia no abrigo, o usuário que demonstrar interesse poderá ser encaminhado para os demais serviços oferecidos pela Assistência Social. É importante ressaltar que, para ter acesso ao acolhimento, a pessoa idosa deve já ter sido atendido pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) ou pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-POP), duas modalidades de serviços ofertados pelo município que atendem as demandas da pessoa em situação de rua no Recife.

O Fundo Municipal da Pessoa Idosa trata-se de uma arrecadação destinada a captar, repassar e aplicar os recursos destinados às ações voltadas à pessoa idosa no município de Recife, sobretudo, com o intuito de viabilizar programas de promoção, defesa e proteção dos direitos humanos das pessoas idosas. Os recursos são administrados e fiscalizados pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) e administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH).

HUMANIZAÇÃO - O Abrigo Provisório Edusa Pereira foi humanizado com o talento do ilustrador e artista gráfico Rafa Mattos, que grafitou as paredes com desenhos trazendo mensagens motivacionais. Esta foi mais uma iniciativa do projeto Recife Que Cuida, uma ação do programa Colorindo o Recife, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), voltada para humanizar e reforçar o bem estar nos equipamentos públicos municipais relacionados à contenção da covid-19.

ACOLHIMENTO - A principal forma de acessar o acolhimento municipal é através do atendimento e encaminhamento feitos pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) ou pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). O trabalho da equipe do Seas é itinerante e consiste no mapeamento diário das pessoas que vivem em situação de rua na cidade, realizando a conversa ativa, sensibilização e orientação e, sempre que há aceitação, é realizado o encaminhamento para a rede de acolhimento, retirada de documentos, acesso à rede de saúde, inclusão em programas e benefícios sociais ou tentativa de reintegração com a família. Já o Centro POP recebe a demanda do usuário que toma a iniciativa de procurar o serviço ou que é encaminhado para tal. No Recife, existem dois equipamentos do tipo, sendo um na Rua Bernardo Guimarães, nº 135, em Santo Amaro (Centro Pop Glória), e outro na Rua Dr. João Coimbra, nº 66, na Madalena (Centro Pop Neuza Gomes). A Prefeitura do Recife mantém 12 unidades de acolhimento institucional para pessoas em vulnerabilidade social, sendo cinco deles voltados ao atendimento de crianças, quatro para adultos, dois para idosos, um abrigo noturno e um abrigo emergencial, que funciona para atender a população diante de situações de calamidade. Nesses espaços, além de acolhimento integral e alimentação, são disponibilizados atendimentos por assistentes sociais, psicólogos, contanto com pessoal de apoio. A SDSJPDDH ainda tem intersetorialidade com outras secretarias municipais e órgãos, a exemplo de Saúde e Educação.