NOTÍCIAS

Cultura | 04.08.12 - 21h22

Curso de libras capacitará mais 300 pessoas

[caption id="attachment_23532" align="alignleft" width="334"] Mais quatro turmas iniciaram as aulas do “Curso de Libras”. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

Até dezembro, professores, estudantes, familiares e comunidade em geral aprenderão a Língua Brasileira de Sinais – Libras

Mais quatro turmas iniciaram, neste sábado (04), as aulas do “Curso de Libras”, oferecido pela Gerência de Educação Especial (GEE), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel). A formação visa difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada pelos deficientes auditivos e surdos para se comunicar. No total, cerca de 300 pessoas serão capacitadas para a linguagem.

Destinada a professores da Rede Municipal de Ensino do Recife, comunidade em geral, familiares e estudantes com surdez, a capacitação segue até dezembro e dura 40 horas/aula. Foram formadas dez turmas, com aulas nas segundas, quintas e sábados, ministradas no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

O técnico em turismo, Leonardo Oliveira, de 26 anos, é um dos alunos do curso, que procurou a formação para aumentar a bagagem cultural. “Já falo outras línguas e com a chegada de grandes eventos aqui como a Copa e as Olimpíadas, é importante saber conversar em várias linguagens”, afirmou. Para o técnico, o estudo vai permitir conhecer outro mundo. “Vamos nos sentir no mundo dos surdos e eles sentem nosso apoio”, conclui.

Outra participante é a estagiária da Escola Municipal Waldemar Valente, em Jardim São Paulo, Ana Claudia Herculano, 36 anos. “Fui incentivada pela diretora da escola a fazer o curso, já que na escola temos alunos com deficiência auditiva. O curso vai melhorar a comunicação no ambiente escolar”, explica.

História - A Libras, reconhecida oficialmente como meio legal de comunicação e expressão pelo governo brasileiro por meio da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, teve as primeiras contribuições para se estabelecer como idioma no Império. Dom Pedro II criou o Instituto de Surdos-Mudos, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), com sede no Rio de Janeiro, ligado ao MEC. Língua materna dos surdos brasileiros, a Libras pode ser aprendida por pessoas interessadas em se comunicar com eles. (Fonte: Portal do MEC)