Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.08.21 - 13h27

Recife registra o menor número de leitos de covid-19 ocupados desde o início da pandemia

img_alt

Atualmente, apenas 25% do total das UTIs geridas pela gestão municipal estão com pacientes. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A capital pernambucana registra, nesta quarta-feira (4), o menor número de pacientes internados com covid-19 em leitos de terapia intensiva. Com 20 pacientes internados, o número é o mais baixo desde o início da pandemia. A última vez em que a rede de assistência da Prefeitura do Recife tinha apresentado uma ocupação tão baixa foi em outubro de 2020, quando 30% das vagas de UTI estavam preenchidas. Nesta quarta, a Secretaria de Saúde registra uma ocupação de 25%, considerando a quantidade de leitos ativos.

Do total de pacientes em tratamento da síndrome respiratória aguda grave (srag), 12 são moradores do Recife. Os demais são procedentes de outros municípios, como Olinda, Goiana e Escada, entre outros. Entre os meses de abril e maio deste ano, segundo pico da pandemia, a cidade chegou a ter 95% dos leitos de terapia intensiva ocupados. Na época, a Prefeitura disponibilizava 130 UTIs à população.

Com o início da queda no número de novos casos e internações, algumas UTIs começaram a ser desativadas, somando 80 em funcionamento, hoje. Neste ano, a Prefeitura do Recife registrou 5.522 internações totais, das quais 42,5% dos doentes passaram por UTI

LEITOS - Atualmente, a Prefeitura do Recife tem 159 leitos em funcionamento - dos quais 80 são de terapia intensiva. Eles estão localizados nos hospitais da Mulher e da Pessoa Idosa. Os outros 79 leitos são de observação, enfermarias e salas vermelhas, e funcionam, nos hospitais e nas policlínicas municipais.