NOTÍCIAS

Cultura | 04.09.12 - 10h21

Centro de Formação Paulo Freire sedia Fórum de Gestores até dia 17

[caption id="attachment_25382" align="alignleft" width="334"] Um dos objetivos do Fórum é a troca de experiências exitosas. Foto: Ivanildo Francisco[/caption]

Teve início nesta segunda-feira (03), a 6ª edição do Fórum de Gestores 2012, para os 566 dirigentes das escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. O encontro, que acontece até o próximo dia 17, sempre no turno da tarde, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, é realizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio da Coordenação de Gestão Democrática.

Um dos objetivos do Fórum é proporcionar a socialização de experiências exitosas de escolas que apresentaram resultados na média e/ou acima da média projetada para o ano letivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O encontro também possui o intuito de estabelecer um diálogo permanente com os gestores das unidades educacionais, discutindo questões pedagógicas e do ambiente escolar.

No primeiro dia de evento, as Escolas Maurício de Nassau e Lagoa Encantada, da RPA-3, expuseram trabalhos, atividades pedagógicas e projetos realizados nas respectivas unidades de ensino, que refletem na aprendizagem dos estudantes.

A socialização das experiências no Fórum é uma oportunidade para avaliar as dinâmicas de trabalho positivas na Rede e buscar alternativas para continuar melhorando os índices de aprendizagem. A Política de Valorização do Professor, aliada aos investimentos constantes na educação contribuem para que avancemos cada vez mais para um ensino de qualidade, inclusivo e democrático”, destacou a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano.

Apresentações de outras unidades educacionais da Rede seguem durante a realização do Fórum. Nesta quarta (05), será a vez das escolas Virgem Poderosa e Asa Branca (RPA-2). No dia 10, a Santa Edwiges e do Pantanal (RPA-5). No dia 12 apresentam-se Oswaldo Lima Filho e, novamente, Asa Branca (RPA-6). A escola municipal Poeta Paulo Bandeira apresenta suas experiências no dia 14, ao lado da Municipal Oswaldo Lima Filho - pela segunda vez. Finalizando, no dia 17, pela RPA-4, as Escolas Senador José Ermírio de Moraes e Jordão Baixo.

Ideb - O índice de aprendizagem do Recife ocupa o 1º lugar no ranking na Região Metropolitana, para os anos iniciais, de acordo com avaliação de 2011. A capital pernambucana superou a meta projetada em todos os anos: a de 2007 era de 3,2, atingiu 3,8; a de 2009 era de 3,6, atingiu 4,1; e em 2011 a meta era 4,0 e foi de 4,1.

Dentre os números apresentados na avaliação do Ideb, 91 Unidades da Rede Municipal atingiram sua meta e 104 atingiram a meta da Rede. 157 (86%) atingiram a meta do Estado.

ASSUNTOS: