NOTÍCIAS

Finanças | 04.09.12 - 16h21

PCR promove treinamentos sobre obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica

Serão realizadas palestras no auditório da PCR e no Conselho Regional de Contabilidade

Cristina Ramos

Nesta quarta-feira (5), a partir das 9h, a Secretaria de Finanças da Prefeitura do Recife prossegue com a série de treinamentos sobre a emissão da nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e). Durante o encontro, realizado no Auditório Capiba, 15º andar do edifício-sede da PCR, as auditoras municipais Fátima Rossiter (coordenadora da equipe responsável pela NFS-e), Socorro Alves e Cláudia Jacobovitz vão orientar prestadores de serviço sobre a necessidade de se adequar ao sistema, já que a obrigatoriedade de emissão da NFS-e foi ampliada para todas as empresas.

Para facilitar o cumprimento da Lei 17.768/2012, que amplia o universo de empresas obrigadas a emitir a nota eletrônica, a Prefeitura do Recife publicou a Portaria nº 39 (20/07/2012), estabelecendo um cronograma para que todos os segmentos econômicos possam atender às novas exigências. O primeiro grupo de serviços, cujas atividades fazem parte do item 17 da lista de serviços do art.102 da Lei 15.563/91, deverá emitir a NFS-e já a partir deste mês. Entre outras atividades, estão incluídas nesse grupo empresas de fornecimento de mão de obra; leilão; publicidade e propaganda; advocacia; contabilidade; estatística; assessorias e consultorias.

Por meio de palestras, auditores do Tesouro Municipal deverão orientar empresas prestadoras de serviço sobre a implantação e desenvolvimento do sistema de emissão de notas fiscais por meio eletrônico. Além de se familiarizarem com a nova tecnologia, os contribuintes terão a oportunidade de conhecer os benefícios da adoção do sistema que substitui as tradicionais notas fiscais impressas por documentos digitais. Para participar de treinamento, os interessados devem acessar o site da Prefeitura do Recife, clicar em Nota Fiscal Eletrônica e, por fim, Agendamento de Palestras (http://www.recife.pe.gov.br/agendanfse/entrada.php).

Palestras - A equipe da Secretaria de Finanças também promoverá dois treinamentos na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (Rua do Sossego, 693 – Santo Amaro). Os encontros visam capacitar profissionais e estudantes a compreender e elaborar corretamente a nota fiscal de serviços eletrônica. As palestras serão realizadas nos dias 6 e 13 de setembro, das 9h às 11h, e as inscrições podem ser feitas no site www.crcpe.org.br.