NOTÍCIAS

Cultura | 04.09.13 - 17h28

Recife e Bogotá compartilham experiências de prevenção à violência urbana

[caption id="attachment_38089" align="alignleft" width="680"] Acero: “A origem da violência não está na pobreza, mas na maneira como as pessoas se relacionam". (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

Representantes da Prefeitura do Recife, Governo do Estado, polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e outras instituições discutiram, na manhã desta quarta-feira (4), experiências inovadoras de prevenção à violência urbana. O evento aconteceu no auditório do Banco Central, em Santo Amaro, e contou com a participação do ex-secretário de Segurança Cidadã de Bogotá, Hugo Acero, e do sociólogo José Arlindo Soares.

Acero, que comandou a pasta de segurança da capital colombiana por nove anos, expôs o trabalho desenvolvido em Bogotá para reduzir os índices de violência, principalmente homicídios. Na década de 90, a cidade chegou a ter 80 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. “Intervir em um local que sofre com a delinquência vai além do trabalho da polícia. É preciso que as prefeituras também participem desse processo e trabalhem em conjunto”, explicou o colombiano.

Segundo ele, ações como recuperação de espaços públicos, instalação de bibliotecas e áreas de convivência, que são de responsabilidade dos municípios, influenciam diretamente na redução da criminalidade e na qualidade de vida da população. “A origem da violência não está na pobreza, mas na maneira como as pessoas se relacionam. Se melhorarmos a iluminação pública, as calçadas, as escolas, reduzimos os conflitos”, afirmou.

Para o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, a capital pernambucana já está caminhando para realizar as mudanças que irão gerar essas transformações. “Aqui, o prefeito Geraldo Julio já assumiu sua responsabilidade no combate e prevenção à violência. Já lançamos o Pacto Pela Vida do Recife, o programa Eu Amo Meu Bairro, estamos finalizando a instalação de 40 novas câmeras de videomonitoramento e estamos integrados com o Pacto Estadual para reduzir, cada vez mais, a violência na nossa cidade”, afirmou.