NOTÍCIAS

Cultura | 04.10.11 - 19h46

Mês da Criança começa a ser comemorado com a sétima arte

[caption id="attachment_6492" align="alignright" width="264" caption="MÊS DA CRIANÇA COMEÇA A SER COMEMORADO COM A SÉTIMA ARTE"][/caption]

Prefeitura do Recife firma parceria com a Buriti Filmes e traz para o Sítio Trindade o Projeto Cine Tela Brasil, que levará 2,7 mil estudantes da rede municipal ao cinema

Dia da criança é todo dia, o ano todo, todas as horas. Porém o mês de outubro, sobretudo o dia 12, tornou-se a data oficial para se render homenagens aos pequenos. Assim, a Prefeitura do Recife dedica o mês a eles na figura dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Para esta semana, a Prefeitura, em parceria com a produtora Buriti Filmes, está trazendo uma grande atração para as crianças e para os jovens e adultos que vão acompanhá-las. É o projeto itinerante Cine Tela Brasil, que chega ao Recife nesta quinta-feira (06) para realizar quatro sessões diárias, até o sábado (08), no Sítio Trindade, em Casa Amarela.

Por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, numa ação conjunta com a Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, a Prefeitura levará para as exibições 900 estudantes da Rede Municipal de Ensino por dia, entre alunos de escolas regulares participantes do Programa Escola Aberta, Círculos Populares de Esporte e Lazer e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As sessões da quinta e sexta-feiras serão direcionadas aos educandos da Rede; já no sábado, as sessões serão abertas ao público em geral. Tudo gratuito.

Em cartaz, os filmes “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, de Rafael Ribas e Walbercy Ribas; “Eu e o meu Guarda-Chuva”, de Toni Vanzolini; “Lisbela e o Prisioneiro”, de Guel Arraes; e “Antes que o mundo acabe”, de Ana Luíza Azevedo (confira em anexo a programação completa, a relação das escolas e curiosidades sobre o dia das crianças, além da história do projeto).

Iniciado há cinco anos, o Cine Tela Brasil é a primeira sala de cinema itinerante do País. O projeto ultrapassa a marca dos 600 mil espectadores e vai de cidade em cidade levando cinema de graça para a população. A sala itinerante tem conforto e padrão de shoppings centers: conta com 225 lugares, ar-condicionado, projeção cinemascope 35mm, som estéreo surround com leitor laser, tela de 21m². As duas unidades do Cine Tela Brasil possuem um dos maiores índices de ocupação das salas de cinema do País: 88%.

Os Realizadores - A Buriti Filmes é a produtora que concebeu e realiza o Cine Tela Brasil. Conta com o patrocínio da CCR Cultura nas Estradas e Fundação Telefônica, além de inúmeros apoiadores. Criada em 1997 pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, a Buriti Filmes coleciona mais de 73 prêmios nacionais e internacionais. Algumas das realizações da produtora são os filmes “Bicho de Sete Cabeças” e o recente “Chega de Saudade”, o documentário “Cine Mambembe, O cinema descobre o Brasil”, entre outros.