Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 04.10.23 - 11h52

Prefeitura do Recife entrega Escola Profissionalizante do Bongi requalificada

img_alt

A escola foi requalificada através da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, por meio do programa Qualifica Recife. O investimento foi de R$ 600 mil. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Nesta quarta-feira (4), às 9h30, foi inaugurada a requalificação da Escola Profissionalizante do Bongi, que passou por uma obra estrutural para melhoria e ampliação dos serviços ofertados, com um investimento na ordem de R$ 600 mil. O prefeito João Campos participou da inauguração ao lado da Secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adynara Gonçalves.

“Inauguramos os dois prédios requalificados da Escola Profissionalizante do Bongi. Essa mudança foi muito importante e totalmente necessária para uma escola de formação profissional que prepara os alunos para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. Visitamos as salas de aula, como a do curso de cabeleireiro. São 360 horas de formação e 11 disciplinas. Com isso, conseguimos formar pessoas para trabalharem no Recife, montar seu próprio negócio e gerar sua renda”, disse o prefeito durante a visita.  

A unidade funciona nos três turnos, atendendo mais de 140 alunos do bairro e da região com vários cursos profissionalizantes nas áreas de gastronomia, estética, corte e costura, cuidador de idosos, cabeleireiro, entre outros.

Larissa da Cruz, 25, é aluna do curso de Cuidador de Idosos e destaca as maiores mudanças que observou após a requalificação. "Estou aqui há alguns meses e tudo está bem diferente. Antes, havia muita pichação, não tinha água para beber nem nos banheiros e não havia segurança, com muitos assaltos. Em várias ocasiões, eu deixava de ir ao curso porque ia ficar com sede ou não teria como lavar as mãos. Agora está bem melhor e mais tranquilo, o espaço está aconchegante e confortável e a segurança melhorou. E também estou feliz, porque já estão oferecendo oportunidades com tão pouco tempo de curso. Fui chamada para acompanhar idosos no hospital, cuidar da medicação e alimentação”, disse ela, que pretende pagar uma faculdade de Odontologia (o seu sonho) com a remuneração do trabalho como cuidadora. 

A reforma incluiu a mudança na fachada da escola e do seu prédio anexo, novas instalações nas salas de aula, nos banheiros, cozinha, setor administrativo, salão de beleza, corredores, além de novos mobiliários e equipamentos. A Escola do Bongi é uma das 17 escolas profissionalizantes do Recife, que atende milhares de alunos em todas as regiões da cidade, com mais de 100 cursos.

“Antes da reforma, a escola tinha sérios problemas na parte elétrica e estrutural. Mas agora a escola é outra, esquecemos praticamente do passado. Hoje, nós temos um ambiente que tem salubridade, vivemos em um nível de satisfação grande tanto para funcionários, como para os alunos e a própria comunidade. Também há uma busca constante de cursos e os alunos sempre voltam à escola para fazer novos cursos, pois estamos em constante atualização e diversificação de oportunidades para que a comunidade possa ter um olhar de empreendedorismo”, disse Carmem Beltrão, gestora da Escola Profissionalizante do Bongi há 25 anos.

A Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, por meio do programa Qualifica Recife, administra as 17 escolas profissionalizantes da capital. Em junho deste ano, o prefeito João Campos entregou a Escola Profissionalizante de São José e Tecelões, no bairro de São José, totalmente requalificada.

Qualifica Recife - É por meio desse programa que os cursos acontecem nas escolas. Neste último ano, o programa já entregou 7 mil certificados, abrindo novas oportunidades para que os recifenses possam se preparar para entrar no mercado de trabalho. As inscrições para as dezenas de cursos disponíveis nas escolas e também nos espaços comunitários podem ser feitas por meio da plataforma GO Recife gorecife.recife.pe.gov.br

A Escola Profissionalizante do Bongi, que fica localizada na Rua Avertano Rocha S/N, Bongi, surgiu com o nome de Centro de Ensino Profissionalizante, em 1992. O prédio foi doado pela Igreja Presbiteriana Unida Coreana de São Paulo, com o apoio da Diaconia.