Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 04.11.16 - 20h11

Escola Municipal Waldemar Valente promove 9ª Feira de Literatura e Arte

img_alt

Alunos apresentaram cartazes, pinturas, colagens, textos e fotos feitos a partir dos livros infanto-juvenis lidos em casa e em sala de aula (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Cerca de 300 estudantes da Escola Municipal Waldemar Valente, localizada em Jardim São Paulo, participaram da 9º edição da Feira de Literatura e Arte (Literarte), nesta sexta-feira (4). Os cartazes, pinturas, colagens, textos e fotos feitos pelos estudantes de 4 a 11 anos são resultado de três meses de atividades voltadas ao incentivo à leitura e à produção de textos.

"Esse evento existe há nove anos e foi criado a partir da necessidade que sentimos de motivar nosso aluno a conhecer o mundo da arte e da leitura. O envolvimento dos pais e os resultados têm sido fantásticos", explicou a diretora da Waldemar Valente, Suely Pereira.     

Uma das mães que prestigiaram a Literarte foi a dona de casa Heloísa de Menezes, mãe de Lívia e Luiza, de 6 e 8 anos, respectivamente. "Este é o segundo ano que as meninas estudam em escola pública e não me arrependi da troca. Aqui vejo minhas filhas mais motivadas e com mais vontade de ler e aprender. Sempre li para elas em casa e, há dois anos, participo da Literarte e tem sido muito bom", frisou.

Ao lado da mãe, a pequena Luiza contou que gosta bastante de ler e escrever. Para comprovar o que disse, mostrou entusiasmada o texto fixado na parede com sua descrição sobre a vida das cigarras. Já a falante coleguinha Larissa Gabriele, também de 8 anos, explicava para os visitantes a maquete produzida por ela e outras alunas sobre o tema "O mundo que temos e o mundo que queremos", falando da poluição do planeta e o que deve ser feito para salvá-lo.

O cartaz principal da 9ª Literarte, com fotos e textos sobre os escritores estudados este ano, teve como destaque a reprodução de um poema produzido pelo aluno Welton dos Santos, de 10 anos. Ele conta que parte do texto foi inspirado na participação de pais, avós e outros adultos no evento de sua escola. "Se você se deixar levar pela Literarte, você não vai se lembrar de sua idade, pois, para ler e estudar, é só começar", afirma.

ONDAS DA LEITURA - A diretora da Waldemar Valente, Suely Pereira, destaca que a Literarte foi reforçada há três anos, quando a Prefeitura do Recife lançou o projeto "Nas Ondas da Leitura", que faz parte do Programa de Letramento do Recife (Proler). Na sua opinião, a Secretaria de Educação do Recife está no caminho certo. "Espero que esse projeto continue e ganhe cada dia mais apoio da gestão municipal", afirmou.

Lançado em fevereiro de 2014, o objetivo do Proler é fazer com que os alunos das escolas do Recife aprendam a ler até os 6 anos de idade – dois anos a menos do que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC). As crianças começam a ter contato com a leitura já aos 4 anos, com base em métodos que estimulam a criatividade e a autoria dos estudantes para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Mesas educativas com jogos pedagógicos ajudam os professores nas atividades com os pequenos leitores. O programa envolve cerca de 30 mil estudantes do grupo 4 da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental.

O ProLer também tem o objetivo de estimular os alunos do Ensino Fundamental a serem autores de textos literários. Através do Projeto Nas Ondas da Leitura, os estudantes leem livros paradidáticos e, depois, têm a oportunidade de contar e recontar as histórias, para que comecem a trilhar os caminhos da autoria. No fim do ano letivo, os melhores textos são publicados. Em 2015, a Secretaria de Educação do Recife lançou dez livros com histórias produzidas e desenhadas pelos alunos. O projeto, que antes se restringia aos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), foi ampliado neste segundo semestre de 2016, passando a contemplar também as crianças dos grupos 4 e 5 da Educação Infantil (Projeto Mundoteca).