NOTÍCIAS

Mulher | 04.12.15 - 12h10

Prefeitura do Recife entrega 81 certificados técnicos e kits com instrumentos de trabalho para artesãs

A Prefeitura do Recife entregou 81 certificados, nesta quinta-feira (3), as recifenses que participaram, durante quatro meses, dos cursos de quilling, scrapbook, macramê e decoupagedo projeto Todos Juntos Contra a Exclusão, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife em parceria com a Coordenadoria da Mulher de Fortaleza e com recursos da União Europeia. O evento ocorreu no auditório do Banco Central, na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro. A atividade entrou no calendário dos 16 dias de ativismo, movimento internacional pelo fim da violência contra a mulher.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, a secretária municipal da Mulher, Elizabete Godinho e a a gestora de apoio às cadeias produtivas do Programa Municipal do Artesanato (Prodarte), Vânia Lacerda. O vice-prefeito comentou  da importância das ações voltadas para o empoderamento feminino. " A luta é da Prefeitura do Recife, no qual  o prefeito Geraldo Julio participa, principalmente pela Secretaria da Mulher , mas também por um conjunto do governo. É a luta pela igualdade de gênero. E cada passo que a gente der é muito importante", finalizou. 

Além dos certificados, cada uma das recifenses recebeu um kit com instrumentos de trabalhos e matéria-prima básica para iniciar os trabalhos de forma empreendedora. A artesã Rosa Maria Pessoa, participou do curso de decoupagem e achou ótimo. "Comecei a fazer artesanato por influência da minha mãe. Fazia as mobílias das minhas casas de bonecas com caixas de fósforo. Hoje, o artesanato completa a minha aposentadoria. Faço bonecas, peso de portas, chaveiros e também trabalho com material reciclável", comentou.

Segundo a secretária da Mulher do Recife, Elizabate Godinho, a entrega dos certificados não é uma atividade isolada, ela faz parte de um conjunto de ações que visam empoderar a recifense e combater a violência. "A gente quer dizer que as mulheres que participaram desse curso hoje estão recebendo seus certificados. Estão fazendo uma atividade de enfrentamento diário contra a violência quando buscam pela autonomia econômica esse campo da liberdade. Da liberdade da mulher enquanto sujeito de direitos, participando da vida econômica, social", pontuou. 

As participantes ainda acompanharam uma palestra do gerente de Economia Solidária da Secretaria municipal de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Maurivan Tenório, sobre economia solidária, uma alternativa de inclusão socioprodutiva no mundo do trabalho. O gestor disse que sua pasta irá acompanhar o surgimento de cooperativas no grupo, uma vez que será instalada a primeira incubadora pública de economia solidária. Até o final do mês, segundo Maurivan, a secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo irá lançar o Centro Público de Economia Solidária que estimular o empreendedorismo por meio de abertura de novas cooperativas.