NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 04.12.15 - 12h58

Prefeitura do Recife reforçará conscientização no combate ao Aedes aegypti com as escolas privadas

img_alt

Prefeito Geraldo Julio conseguiu apoio das instituições para reforçar o trabalho na luta contra os focos do mosquito. Ao todo são 150 mil alunos que deverão ter acesso às informações. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Mais um segmento da sociedade declarou apoio total no combate ao mosquito Aedes aegypti no Recife. Na manhã desta sexta-feira (4), o prefeito Geraldo Julio se reuniu com representantes de escolas particulares no Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), que garantiram empenho nas ações de conscientização já executadas pela Prefeitura. Ao todo são 642 instituições de ensino e 150 mil alunos no Recife que deverão ter acesso às informações e que poderão se engajar no trabalho de lutar contra o causador dengue, chikungunya e zika vírus.

“Mais uma parceria muito importante foi firmada agora. Somente aqui nesta reunião tinham representantes de 50 escolas do Recife e que já vão iniciar, imediatamente, um trabalho de conscientização. Eles já vão atuar agora nestes últimos dias de dezembro e no período de matrícula, e em seguida durante o ano inteiro de 2016 dentro da sala de aula. Quero agradecer ao sindicato pela disponibilidade. Estamos em uma luta pela vida e pela qualidade de vida das pessoas”, destacou Geraldo. Durante o encontro, ficou acertada a disponibilização, por parte da Prefeitura, de material para ser trabalhado dentro da sala de aula e informativos para as pessoas que circulam na instituição. O prefeito estava acompanhado dos secretários municipais Jailson Correia (Saúde) e Jorge Vieira (Educação).

Já o presidente do Sinepe-PE, José Ricardo Diniz, revelou a intenção de iniciar o reforço nas ações em parceria com a Prefeitura imediatamente. “Nós ainda temos algumas atividades com os alunos nestes últimos dias de dezembro. Através do meio digital nós poderemos nos comunicar rapidamente com eles. Ainda neste final de ano, as escolas possuem alguns eventos, como formaturas e cantatas de Natal, que também proporcionam o encontro da comunidade escolar com as famílias. Podemos aproveitar isso para distribuir informação e falar sobre o tema”, explicou. E o objetivo é continuar com o trabalho em 2016. “Teremos o período de matrícula e em seguida a volta às aulas, que são momentos muito importantes, além do trabalho realizado dentro de aula durante todo o ano”, acrescentou.

Desde que foi publicado, no Diário Oficial do Recife, o Decreto número 29.279, no último dia 1º, que define que a cidade está em "Situação de Emergência" por causa da epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus, este último relacionado aos casos de microcefalia que estão sendo diagnosticados, a Prefeitura já garantiu diversos apoio no combate. Além do Exército Brasileiro e do Sinepe-PE, que vai atuar diretamente nas ruas para a identificação dos focos do mosquito, já declararam apoio a Igreja Católica, o Banco do Brasil, a Associação de Indústrias da Panificação de Pernambuco (AIPP) e do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Pernambuco (Sindipão). O prefeito Geraldo Julio vai se reunir, ainda hoje, com representantes de igrejas evangélicas.