Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 04.12.17 - 15h22

PCR realiza ação preventiva contra Aedes aegypti na 113ª Festa de Nossa Senhora da Conceição

 Nesta terça-feira (5) a partir das 6h, agentes de saúde ambiental fazem tratamento com fumacê em nove quarteirões

 

Após intensificar nos últimos dias vistorias e tratamento com larvicida no Morro da Conceição, Zona Norte da Cidade, para o controle do Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses - dengue, chikungunya e zika -, a Prefeitura do Recife realiza a partir das 6h da manhã desta terça-feira (05), tratamento complementar, com a aplicação de UBV (Ultra Baixo Volume), utilizando o fumacê costal, nas áreas onde há maior circulação de pessoas durante a 113ª Festa de Nossa Senhora da Conceição.

A ação é priorizada em nove quarteirões, abrangendo cerca de 500 imóveis, entre residências e pontos comerciais - especialmente lanchonetes e pontos de venda de artigos religiosos. A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza equipe com quatro agentes de saúde ambiental e controle de endemias - Asaces, que farão a aplicação, além de supervisores e profissionais que prestam orientações para que os visitantes não joguem lixo em locais inadequados, facilitando o acúmulo de água, onde os mosquitos podem se reproduzir.

Serviços de saúde - A PCR disponibiliza ainda, durante toda a festa, serviço de pronto atendimento na Unidade de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, que foi adaptada com equipe com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e profissionais de apoio e terá horário estendido a partir da quinta-feira, 07, para atender visitantes que necessitarem de pequenas emergências. Já o SAMU 192 terá uma ambulância básica para remover pacientes que precisarem.

A Secretaria Municipal de Saúde também está com a atuação de profissionais nas áreas de Vigilância Sanitária (Visa) da capital e o Programa de Saúde Ambiental (PSA), para a realização de ações de prevenção e orientação sobre a manipulação de alimentos ofertados durante a festa por comerciantes.

 

Ações

- Treinamento do comércio informal autorizado, mediante cadastro realizado pela 3° Regional da DIRCON;

- Certificação na Vigilância Sanitária de participação no treinamento “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”;

- Inspeção do comércio informal nas áreas da festa;

- Atendimento às denúncias da população através do telefone da Ouvidoria da Saúde: 0800-2811520;

- Integração permanente com o Laboratório Municipal de Saúde Pública do Recife;

- Assistência médica de urgência e emergência aos participantes da festa.