Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 04.12.23 - 15h43

Feira Capibaribe tem edição especial com serviços e produtos dos alunos das Escolas Profissionalizantes do Recife

img_alt

(Foto: Divulgação/PCR)

Qualificar para empreender. Esse é o mote da edição especial da Feira Capibaribe, que começou nesta segunda (7) e vai até 7 de dezembro, das 8h às 15h, no hall de entrada da Prefeitura do Recife. O evento reúne cerca de 90 alunos de vários cursos de 12 das 17 Escolas Profissionalizantes da Prefeitura. A feira vai permitir, pela primeira vez, que os alunos dessas escolas tenham a sua primeira experiência como empreendedores, durante 4 dias.
 
Os alunos participantes estão fazendo cursos nas áreas de alimentação, cabeleireiro/barbeiro, massoterapia/estética, corte e costura, customização, artesanato, serigrafia e serralharia. A iniciativa da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP) do Recife, por meio do Programa Qualifica Recife, é pioneira. “Vamos apresentar os trabalhos e serviços dos alunos com potencial de comercialização. Com isso, estamos interligando duas áreas da nossa pasta que se completam, fechando o ciclo qualificação, trabalho e geração de renda”, afirmou Adynara Gonçalves, secretária de Trabalho. 
 
Os instrutores dos cursos fazem todo acompanhamento dos alunos, pontuando questões que vão desde a exposição dos produtos, estética e organização do estande, apresentação de serviços e/ou produtos, além de trabalharem aspectos como criatividade e inovação, recepção e acolhimento dos visitantes. 
 
É importante ressaltar que a Feira decorre de proposta da atividade curricular de ensino, conciliando teoria e prática. O diferencial é que essa prática, pela primeira vez, acontecerá em um espaço público de grande visitação, onde os alunos poderão vivenciar uma experiência dentro da realidade que vão enfrentar no mercado. A comercialização dos produtos e serviços será de responsabilidade direta dos alunos.
 
Quem visitar a Feira Capibaribe nesses dias vai encontrar serviços de salão de beleza, estética, massoterapia, corte e costura, customização, além de artesanato e muitas opções na área gastronômica, com doces, salgados, sucos, refeições, entre outras. 
 
As Escolas Profissionalizantes participantes dessa edição especial da Feira Capibaribe são: São José, Magalhães Bastos, Dom Bosco, Dona Olegarinha, Virgem Poderosa, Areias, Bongi, Bezerra Baltar, Sampaio Lucena, Vila dos Milagres, Zuleide Gomes e Pestalozzi.