NOTÍCIAS

Cultura | 05.01.12 - 14h06

Futuros guardas municipais passam por treinamento

[caption id="attachment_12619" align="alignleft" width="334" caption="Foto: José Alves"][/caption]

Estudei muito para este concurso e a prova estava difícil. A faculdade não me traz garantia de um bom emprego e como guarda municipal terei estabilidade. Ainda irei contribuir com um serviço de qualidade para o povo da minha cidade”, declarou uma das concorrentes do concurso público para Guarda Municipal, Juliana Souza, 20 anos. A opinião de sua colega, Lays Rocha, 24 anos, reforça a importância da dedicação nos estudos. “Ainda estamos concorrendo e estudaremos 20 horas por dia. Uma oportunidade dessas não dá para perder”. Elas fazem parte de um contingente de 79 mulheres que foram selecionadas para a segunda fase do concurso e participaram da aula inaugural, nesta quinta-feira (05), no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções, juntamente com os 214 candidatos do sexo masculino.

Abriram o evento o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital; o representante da Secretaria de Administração, José Carlos Andrade; o professor Darlan Moutinho; a presidente da CTTU, Maria de Pompéia; o comandante da Guarda Municipal, Flávio José Romárico; e o coordenador do curso, Marconi Rodrigues.

Esse concurso se insere em um pacote de ações do prefeito João da Costa, traçado em 2010 e que responde diretamente à questão da mobilidade no Recife. A função dos guardas municipais é muito importante, pois administrará os conflitos do dia-a-dia do trânsito de nossa cidade, desde a aplicação de advertências e multas até a educação dos condutores, instaurando uma maior civilidade”, avaliou o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital.

A partir do dia 09 de janeiro, os classificados passarão por um curso de carga horária de 386 horas-aula, na Esurp – Escola Superior de Relações Públicas. O conteúdo do treinamento foi baseado em conformidade com a matriz didática para Guardas Municipais/Senasp, com competência para capacitar agentes de autoridade de trânsito, conforme grade curricular do Denatran. Entre as disciplinas estão Ordenamento de Tráfego e Legislação de Trânsito. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Flávio Romárico, é o primeiro curso do Brasil que une os conhecimentos da guarda municipal com os agentes de trânsito. “Vi nos semblantes dos candidatos muita garra e vontade de vencer, principalmente quando realizavam os exames físicos. Tenho orgulho de fazer parte deste processo seletivo e todos estão sendo preparados para atuar de forma satisfatória”.

Ao término das aulas do Curso de Formação de Guardas Municipais, os alunos passarão por um prova final acerca do conteúdo do curso. Os 200 melhores colocados serão contratados após uma investigação social. Os 200 guardas municipais selecionados terão salário inicial de R$ 1.056,44 e a jornada de trabalho é de 120 horas mensais. Foram destinadas 20 vagas para os portadores de necessidades especiais.

O concurso público da Guarda Municipal teve 18 mil inscritos. O certame faz parte do Plano de Ações para o Trânsito e todos os contratados reforçarão o monitoramento do tráfego da cidade, tornando o Recife a capital com mais agentes de trânsito do Nordeste.

ASSUNTOS: