Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 05.01.23 - 20h17

Artesãos do Prodarte na 20ª Fenahall

img_alt

Esta é a 20ª edição do evento, que reúne expositores de diversas partes do Brasil e do mundo no Classic Hall, em Olinda. (Foto: Divulgação)

 

O visitante que passar pelo estande 166 da Fenahall, a partir desta sexta-feira (6), vai se encantar com bonecas de pano, camisas pintadas com imagens de elementos da fauna e flora nordestina, bijuterias em vários tipos de materiais, louças pintadas e muitas outras opções. O estande contará com 10 artesãos e marca a presença da Prefeitura do Recife no evento por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte).

Esta é a 20ª edição do evento, que reúne expositores de diversas partes do Brasil e do mundo no Classic Hall, em Olinda. Este ano, os organizadores preveem um público de mais de 120 mil pessoas que poderão conferir as exposições, muito artesanato, ala gastronômica e oficinas. A expectativa é de que nos nove dias a Fenahall movimente mais de R$ 3 milhões em vendas.

“O Prodarte existe há mais de 30 anos, fomentando a produção artística e artesanal na cidade. Faz parte das nossas ações incentivar os artesãos a ocuparem espaços de fomento, como a Fenahall”, explica a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura, Adynara Gonçalves.

Filipe Arruda, artesão do Prodarte, realiza pintura a mão em camisas e tem grande expectativa. “Essa é minha primeira vez num evento desse tipo, estou muito ansioso para expor o meu trabalho, que é inspirado na cultura e cotidiano recifense, na  fauna e flora do Nordeste e do Brasil, sempre com um foco na preservação da natureza”, explica o artista.

Também participam do estande do Prodarte as artesãs Inês Barbosa, que produz bonecas de panos inspiradas em personagens do folclore e cultura brasileira, e Raquel Barros, que retorna à feira com seus trabalhos em bijuterias e acessórios inspirados na cultura afro-brasileira.

Prodarte - O Programa tem como objetivo fomentar o artesanato no Recife, reforçando a importância da atividade enquanto um traço da identidade cultural da cidade. Os artesãos associados encontram no programa orientação e apoio à produção artesanal, facilitação no acesso a cursos de capacitação e qualificação e auxílio para a participação em feiras e eventos como: Fenearte, Fenahall, Feira Recife Antigo na Rua, entre outras. Além disso, os artesãos participam de feiras permanentes em vários pontos da cidade, como a Feira Capibaribe, que acontece de segunda a sexta no hall da Prefeitura do Recife.