NOTÍCIAS

Cultura | 05.03.12 - 17h38

Promotores da Paz participam de simulação de prevenção a incêndios

A ação fez parte do III Módulo de Formação do Programa Escola Segura do Recife

Por Suzan Vitorino

Nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Educação, Esporte e lazer concluiu o III Módulo de Formação para os “Promotores da Paz”, do Programa Escola Segura do Recife. O dia de hoje foi destinado ao estudo dos diferentes tipos de extintores, prevenção a incêndios e elaboração de procedimentos de abandono de área e evacuação de uma escola. A ação aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado.

O tenente Werber Monteiro ensinou aos participantes como proceder no caso de vazamento de botijões de gás, com ou sem chamas. Os promotores atuaram como voluntários, apagando as chamas. “No momento de abafar a chama, só que tem experiência pode fazê-lo”, ressaltou o tenente.

A estudante do 7º período de psicologia da Unicap, Jéssica Azevedo, 20 anos, é “promotora da paz” da Escola Municipal Pedro Augusto - localizada no bairro da Boa Vista -, há seis meses. “É uma experiência interessante porque capacita a gente na teoria e na prática. Já construímos uma relação de amizade e carinho com os estudantes nas escolas”, atesta Jéssica.

Os “promotores” também aprenderam sobre os diferentes tipos de extintores: com água, gás carbônico e pó químico. Cada um deve ser utilizado de acordo com o tipo de chama, já que muitas vezes o gás carbônico pode funcionar como combustível.

“Eles saem das formações mais preparados para ter um olhar diferenciado sobre as possíveis situações de risco que possam haver na escola. Eles sairão daqui capazes de ajudar a gestão e sugerir ideias para um melhor ambiente escolar”, afirmou a coordenadora do Escola Segura, Lúcia Andrade.

Na última sexta-feira (2), os “promotores” aprenderam princípios básicos de primeiros socorros e responderam a um questionário para construção do plano de emergência da unidade educacional, que será efetivado no IV módulo do programa, em maio.