Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 05.03.18 - 23h07

Prefeito sanciona Lei que fortalece preservação histórica declarando utilidade pública ao IAHGP

img_alt

Em solenidade na noite desta segunda (5), o prefeito Geraldo Julio formalizou a norma que concede o título ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano dentro da programação de congresso sobre a Revolução Pernambucana de 1817 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na noite desta segunda-feira (5), o prefeito Geraldo Julio sancionou a lei que torna o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) uma entidade de utilidade pública municipal. Proposta pelo vereador Jayme Asfora, a nova lei foi assinada durante a abertura do VI Congresso Nordestino de Institutos Históricos e o I Congresso Pernambucano de Institutos Históricos Municipais “A Revolução Pernambucana de 1817 na Construção do Brasil”, que segue com programação até a quarta-feira (7) no Museu do IAHGP e no Museu da Cidade do Recife. A partir do título, a instituição poderá concorrer em editais de programas de apoio, bem como pleitear medidas de subvenção, de acordo com a Lei Municipal 16.192/96.

“O Instituto vem fazendo um papel muito importante no registro da história de Pernambuco, para podermos construir um futuro melhor. Temos também uma parceria muito interessante aqui no Recife que é o “História nas Paredes”, com a fixação de placas que explicam os nomes que foram dados àqueles lugares, àquelas ruas. Isso é importante para as pessoas conhecerem um pouco mais da história da nossa cidade e do nosso estado. Com a sanção de hoje, estamos fortalecendo o Instituto, fazendo com que ele possa receber recursos públicos que possam ser investidos nessa missão tão importante que ele vem exercendo com tanta competência ao longo dos anos”, declarou o prefeito Geraldo Julio. Na ocasião, Bethânia Corrêa, diretora do Museu da Cidade do Recife, foi agraciada com a medalha Confederação do Equador, que reconhece colaboração e serviços prestados ao instituto.

O IAHGP, foi fundado em 1862 e ao longo dos anos vem produzindo conhecimento histórico sobre o passado desde a então província a partir de um ponto de vista pernambucano. No trabalho da instituição também está o destaque aos grandes feitos realizados na história, a partir de catalogação e exposições de documentos e peças que relatam feitos e acontecimentos, alguns inclusive que não contam na historiografia oficial do Império do Brasil.

De acordo com George Cabral, presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, a sanção da Lei fortalece ainda mais as atividades da instituição. “É com muita alegria que recebemos este reconhecimento que torna o instituto uma entidade de utilidade pública, e que representa mais um passo no fortalecimento da instituição e dos serviços prestados à sociedade”, afirmou George Cabral.

HISTÓRIA NAS PAREDES- O projeto História nas Paredes é uma iniciativa da Prefeitura do Recife em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), que tem como objetivo lembrar marcos da história do Recife, que é feita de revoluções, personalidades e fatos históricos que construíram sua identidade, através da fixação de placas que contam a história dos nomes dados às ruas do Recife.

As placas feitas em azulejo estão espalhadas em vários pontos da cidade, em bairros diferentes, como por exemplo na Av. Conselheiro Rosa e Silva, na Zona Norte, e a Conde da Boa Vista, no centro da cidade e na Rua Barão de Souza Leão, em Boa Viagem. A sinalização turística e histórica conta uma parte da história da cidade e das pessoas que dão nomes às ruas onde estão localizadas. Em cada um delas há um texto informativo sobre o que aconteceu naquele local ou a biografia do homenageado. Já são mais de 100 placas espalhadas pelo Recife.