Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 05.03.24 - 13h10

Programa Mais Vida recebe representantes do Governo do Rio de Janeiro na comunidade do Buraco da Gata, no Ibura

img_alt

Prefeitura do Recife recebeu a visita de arquitetos, urbanistas e sociólogos na área beneficiada pelo Programa Mais Vida, representando um exemplo de iniciativa em favelas pelo Brasil que busca fortalecer a segurança e promover a integração de políticas públicas. (Foto:Uenni/PCR)

 

Nesta segunda-feira (04), uma delegação representando o Programa Cidade Integrada, iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, realizou uma visita à quadra do Buraco da Gata e seus arredores, situados na comunidade de Três Carneiros Alto, no bairro do Ibura, no Recife. O propósito da visita foi observar de perto os impactos alcançados pelo Programa Mais Vida, executado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, que tem promovido uma série de transformações nas comunidades do Recife por meio do envolvimento e protagonismo comunitário.

A visita contou com a presença de representantes do Programa Cidade Integrada, incluindo Ruth Juberg, Coordenadora Geral; Jussara Coutinho, Coordenadora de Arquitetura; Rafael, Arquiteto do Programa; Jessica Currana, Assessora Especial do Governador; e Rudolph Hasan, sociólogo do Programa. Além disso, participaram da visita a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes, juntamente com a Gestora do Programa Mais Vida, Mariana Rabello, a Chefe de Divisão Social e Engajamento, Lahys Barros, e a Chefe do Setor Social e Engajamento, Elisa Soares.

Com investimentos totais de R$ 977 mil, as mudanças no Buraco da Gata marcaram a 60ª comunidade beneficiada pelo Mais Vida. O programa, cujo objetivo é revitalizar a cidade por meio do protagonismo dos moradores, adota o diálogo e a escuta ativa como fundamentais para a concepção dos projetos nas comunidades do Recife, com apoio cultural da Tintas Coral e Cimento Forte. “No Buraco da Gata, as intervenções foram orientadas por um plano de ação construído em cinco reuniões comunitárias e uma oficina de cocriação”, conta a Secretária Executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.

A Coordenadora Geral do Programa Cidade Integrada, Ruth Jurberg, compartilhou suas impressões sobre a experiência. "Para a gente, foi uma experiência extremamente rica estar aqui, conhecendo o Buraco da Gata. Toda a intervenção, que incluiu a transformação dos pontos críticos de lixo nos espaços urbanos, a construção da praça e a integração com a escola por meio das cores e da arte urbana, é verdadeiramente impactante. E todo o processo feito com respeito aos moradores e as lideranças que expressam com muito orgulho o resultado desse projeto", disse Ruth.

A quadra e a arquibancada do Buraco da Gata passaram por uma completa requalificação, com recuperação do alambrado, pintura, demarcação, drenagem, piso em concreto, instalação de brinquedos, escadaria de acesso e construção de banco mureta. Na área do entorno, foi feita a requalificação do muro em pedra rachão, revestimento de contenção em tela argamassada, recuperação de canaletas, escadarias, passeios e implantação de corrimão. Além disso, um imenso painel de arte urbana, obra do artista visual Max Motta, transformou completamente o espaço da quadra e arredores, retratando a harmonia entre ser humano e natureza numa viagem tropical que faz alusão aos símbolos do bairro de Três Carneiros Alto e a brincadeiras de criança representadas por um menino realizando uma 'lambreta', habilidade típica do futebol.

Essas melhorias foram realizadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) junto com a escadaria de acesso à Escola Municipal Severina Bernadete Teixeira, que recebeu requalificação no piso, reformas estruturais e medidas de contenção na encosta que anteriormente se acumulava lixo e dejetos. Agora, um painel criado pelo artista Clodoaldo Graf também faz parte do trajeto diário das crianças e seus responsáveis, apresentando um lago de peixes e girassóis que se mescla ao novo paisagismo da área. Esse ambiente oferece uma aparência agradável, desencorajando a prática de descarte irregular de lixo no local e incentivando o cuidado e o zelo pela população.

Dentro do cronograma social previsto para a localidade ainda foram realizadas oito oficinas de engajamento, abrangendo atividades como o mutirão de pintura das fachadas das casas, uma oficina de turbantes para jovens, orientações voltadas ao mercado de trabalho, um workshop dedicado aos games, práticas de culinária sustentável, a criação uma horta escolar com farmácia viva, ações de conscientização ambiental focadas nos resíduos domésticos e de construção civil, e uma gincana de tampinhas que proporcionou a 10 jovens e seus responsáveis um passeio de ônibus para conhecerem o Compaz Miguel Arraes e o Centro de Referência da Primeira Infância do Recife (Criar), pela primeira vez.

Com a participação do Programa Colorindo o Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, a comunidade ganhou mais brilho e colorido. Foram realizados, ao todo, cinco painéis de grafite com autoria dos artistas Max Motta, Cardeal, Emanuel de Morais, Fiori e Clodoaldo Graf, cada um trazendo, de maneira única, mensagens de pertencimento e sentimento de comunidade. Também houve uma oficina de arte urbana ministrada pela grafiteira e educadora Nathê Ferreira, culminando em um mural coletivo com a participação dos jovens nas muretas da quadra do Buraco da Gata.

PROGRAMA MAIS VIDA - Criado em 2016, é uma política pública de inovação e resiliência urbana que busca reinventar a cidade e combater a desigualdade socioespacial. Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável, o protagonismo comunitário e a melhoria do espaço urbano para as crianças nas 545 comunidades de interesse social do Recife. Desde sua implementação, o programa já beneficiou mais de 54 mil habitantes, atendendo a 60 comunidades até janeiro de 2024. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente. Internacionalmente reconhecido pela ONU-Habitat, Child in The City, Urban 95 e Bernard Van Leer Foundation, o Mais Vida serve de inspiração para outras cidades adotarem estratégias inclusivas e sustentáveis.

ASSUNTOS: