Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 05.03.24 - 14h27

Recife terá programação extensa em comemoração aos seus 487 anos

Próximo fim de semana vai contar com salto inédito de paraquedistas do Exército em Boa Viagem, visitação pública ao navio NAM Atlântico e apresentação da Esquadrilha da Fumaça, ambas no Marco Zero

O Recife completa 487 anos no próximo dia 12 de março e, para celebrar a data, uma série de atividades estão sendo programadas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer. As festividades, que vão se estender ao longo de todo o mês de março, já começam no próximo fim de semana. O Marco Zero vai sediar dois grandes eventos. No sábado, dia 9, a cidade vai recepcionar o NAM Atlântico, maior navio de guerra da Marinha do Brasil. A embarcação estará aberta à visitação pública.

No dia 10, o céu do Recife Antigo vai abrir espaço para o show da Esquadrilha da Fumaça. A programação do domingo ainda conta com momento musical, com as apresentações da Banda Marcial e da Fuzishow, dos fuzileiros navais, assim como a exibição de Orquestra e passistas de Frevo. Já no dia 16 de março, o Parque Santana recepciona uma experiência única, onde o público terá acesso a uma exposição variada de equipamentos, veículos e tecnologias utilizadas pelo Exército Brasileiro. É emoção por mar, céu e terra

O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, destacou a parceria e o apoio das Forças Armadas, bem como ressaltou a satisfação em realizar as atividades comemorativas do aniversário da cidade. “Teremos um final de semana muito especial, com diversas ações protagonizadas pelas Forças Armadas, a exemplo do salto inédito de paraquedistas do Exército em Boa Viagem, a visitação pública ao navio NAM Atlântico e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Faço esse convite a todos, para que venham aproveitar esse presente que está sendo dado ao Recife”, celebrou.

EXÉRCITO - Atividades movimentam Praia de Boa Viagem e Parque da Macaxeira

As homenagens ao aniversário de 487 anos do Recife seguem com atividades do Exército Brasileiro. De forma inédita, a praia de Boa Viagem vai assistir a uma demonstração de salto livre a ser realizada pela equipe de salto livre do Exército, chamada de “Os Cometas”. A novidade foi apresentada, nesta terça (5), pelo coronel Antoine Cruz, Oficial de Ligação do Comando Militar do Nordeste com a Brigada Paraquedista.

“A atividade é aberta ao público. Ao longo da apresentação, os paraquedistas realizam uma série de manobras no ar, inclusive, saltando com bandeiras, entre elas a bandeira de Pernambuco e da Cidade do Recife, de forma a homenagear o povo pernambucano e o recifense haja vista a importância do evento”, destacou o coronel. O salto acontecerá, pontualmente, às 10h, com duração de 15 a minutos.

No dia 16 de março, o público vai conhecer de perto o mundo militar na Exposição do Exército, que estará no Parque da Macaxeira! Prepare-se para uma experiência única, onde terá acesso a uma variedade de equipamentos de emprego militar, com viaturas e motocicletas, assim como as tecnologias utilizadas pelo Exército Brasileiro. Esta exposição proporcionará aos visitantes uma visão privilegiada do trabalho e da dedicação dos nossos soldados.

A programação segue com a apresentação da Banda do Comando Militar do Nordeste, uma demonstração dos Cães de Guerra do 4º Batalhão de Polícia do Exército. Atividades recreativas para o público infantil.

“Serão dois dias de bastante atividade, todas elas gratuitas. São programações para as famílias. É uma satisfação, por intermédio do Comando Militar do Nordeste, o Exército participar das festividades em comemoração ao aniversário de 487 anos do Recife”, destacou o Chefe do Estado Maior da 7ª Divisão de Exército, coronel Cláudio Adilson.

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 10 de março

- Demonstração de salto de paraquedas da equipe de salto livre do Exército, “Os Cometas”

Hora: 10h

Local: Boa Viagem

 

Data: 16 de março

- Exposição de Equipamentos Militares do Exército

Horário: 10h às 20h

Local: Parque da Macaxeira

MARINHA - Visitação pública ao Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico” e eventos culturais em comemoração ao Aniversário do Recife

Das 8h às 15h, moradores e visitantes do Recife terão a oportunidade de conhecer, no próximo sábado (9), o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140). É o maior navio de guerra da América Latina e estará ancorado no Terminal Marítimo de Passageiros do Recife. A visitação é pública e gratuita.

O acesso do público ao A140, também conhecido como o Capitânia da Esquadra, dar-se-á pelo Terminal Marítimo de Passageiros, no qual os visitantes terão acesso a um ônibus para levá-los até o navio. Os visitantes poderão conhecer o convés de voo (área onde as aeronaves pousam), o passadiço (estação de comando) e outras partes de cima do navio. Aeronaves da Marinha estarão em exposição.

Com 208 metros de comprimento e uma boca (largura) de 31,7 metros, o “Atlântico” representa um marco da engenharia naval e das capacidades estratégicas da Marinha do Brasil. Adquirido da Marinha Real Britânica em 2018, o navio foi projetado para uma variedade de missões, incluindo controle de áreas marítimas e projeção de poder sobre terra, pelo mar e ar.

Além da visita pública, no domingo, 10 de março, promete ser um dia repleto de eventos culturais emocionantes na Praça do Marco Zero, bairro do Recife. Às 11h, o público poderá conferir a Banda Marcial do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), e, às 17h, a Fuzishow, Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. As apresentações serão marcadas por uma mistura equilibrada de músicas populares e eruditas, encerrando a programação do final de semana.

“A visita vai ficar aberta ao público a partir das 8 horas da manhã. Não é necessário fazer inscrição. Basta que as pessoas se dirijam até o Terminal de Passageiros, que fica no Porto do Recife. O acesso é gratuito. A gente só pede que as pessoas tenham cuidado com o sol, protejam-se, levem uma água para poderem se hidratar. A gente espera filas para a entrada, então, a gente pede também um pouco de paciência. O navio ficará aberto até o último visitante que chegar até às 15h; ele vai ser atendido", destacou o capitão de Mar e Guerra, Carlos Tojal.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia: 9 de março

- Visitação aberta ao público ao navio NAM "Atlântico"

Horário: 8h às 15h

Local: Terminal Marítimo de Passageiros - Porto do Recife

 

Dia 10 de março

Horário: 11h - Apresentação da Banda Marcial

Horário: 17h - Apresentação da FuziShow

Local: Marco Zero

 

AERONÁUTICA - Céu do Marco Zero recebe show da Esquadrilha da Fumaça

Com a missão de realizar demonstrações aéreas por todo o Brasil e mundo afora, a Esquadrilha da Fumaça volta ao Recife no próximo domingo (10). O ponto principal para apreciar esse espetáculo de tirar o fôlego será a icônica Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. O público vai poder assistir a manobras incríveis e ver o rastro de fumaça que colore o céu, criando um espetáculo visual único. A exibição está marcada para as 16h. O evento é gratuito.

Os aviões utilizados, atualmente, para a demonstração aérea são os Embraer A-29 Super Tucano. Eles vão promover um grande show no céu do Recife. A demonstração tem duração aproximada de 35 minutos e conta, geralmente, com cerca de 50 acrobacias, seja de maneira isolada com apenas um A-29 ou com 2 até 7 equipamentos voando em formação. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução.

Os aviões que promovem esse belo espetáculo são os mesmos que fazem a defesa das fronteiras Norte e Noroeste do País. A diferença é que as aeronaves da Esquadrilha são pintadas com as cores da bandeira do Brasil e dispensam fumaça pelo escapamento direito, enquanto os aviões que fazem a defesa do espaço aéreo são camuflados e carregam armamento bélico.

“A apresentação da Esquadrilha da Fumaça existe para divulgar o trabalho da Força Aérea Brasileira, para atrair o profissional que tenha interesse em ingressar na aviação, além de promover a integração entre o público civil e militar”, assinalou o

Chefe da Assessoria de Apoio Jurídico do Segundo Comando Aéreo Regional, Tenente-Coronel Eduardo Maia Arantes. A Esquadrilha da Fumaça possui mais de 70 anos de história e, em 14 de maio de 1952, realizou a sua primeira demonstração oficial, no Rio de Janeiro.

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 10 de março

- Apresentação da Esquadrilha da Fumaça

Hora: 16h

Local: Marco Zero

ASSUNTOS: