NOTÍCIAS

| 05.04.11 - 13h19

Vigilância Ambiental se prepara para enfrentar possíveis desastres naturais no período das chuvas

Atividades reunirão várias instituições da esfera municipal e estadual

Por Tádzio Estevam

Técnicos e supervisores da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife participam, até a próxima sexta-feira (08), de uma capacitação para lidar com situações de desastres de origem natural. O evento acontece no Hotel Barramares, em Boa Viagem, sempre das 8h às 18h.

O evento, que deverá reunir um público de 50 pessoas, será composto por palestras ministradas pela Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), Programa de Saúde Ambiental do Recife (PSA), Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e por representantes da Secretaria de Saúde do Estado (SES). O objetivo do encontro será oferecer conhecimentos teóricos para identificação de situações de riscos ambientais relacionados com possíveis desastres. O evento pretende melhorar a intensificar as ações de saúde, frente ao impacto dos desastres, seus efeitos imediatos e a longo prazo e oferecer conhecimentos relativos à temática.

A programação foi aberta com a palestra ‘Saúde Ambiental e Desastres’, ministrada pela SES. Ainda na tarde desta terça haverá uma apresentação das experiências do projeto Viva o Morro, desenvolvido pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). O dia terminará com a explicitação dos conceitos sobre gestão de risco por parte da coordenadora da Gerência de Riscos Ambientais Não Biológicos da PCR, Nívia Carla Lima.

Dentre as palestras do segundo dia de atividades, o destaque ficará por conta da apresentação do Plano de Contingência do Município do Recife para o ano de 2011, apresentado pela assessora técnica da Codecir, Andréa Gouveia.

Na quinta-feira (07), será apresentado o trabalho que foi realizado no que se refere ao mapeamento das áreas de risco. Em seguida, os participantes realizarão atividades em grupo e apresentarão os resultados das atividades coletivas. O último dia do encontro será dedicado ao georreferenciamento, ou seja, ao processo de obtenção das coordenadas – seja de uma imagem ou um mapa - incluídos num dado sistema de referência.