NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 05.04.16 - 19h34

Prefeitura comemora um ano do Transforma Recife e anuncia novo projeto social

img_alt

Na tarde desta terça (5), Geraldo Julio acompanhou evento comemorativo da iniciativa que tornou o Recife capital da Solidariedade e falou da nova ação que vai incentivar o empreendedorismo social na cidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


Muita alegria, música e troca de informações sobre solidariedade e empreendedorismo social. Foi assim a tarde desta terça-feira (5), quando o prefeito Geraldo Julio se reuniu com representantes de diversas ONG's que compõem o projeto Transforma Recife, plataforma digital voltada para a causa humanitária através do voluntariado, que completou um ano nesta semana, e que consolidou o Recife como capital brasileira da solidariedade. Na ocasião, o gestor palestrou sobre a importância do empreendedorismo social nos centros urbanos e sinalizou um novo projeto que tem como objetivo incentivar o voluntariado no Recife: Porto Social.

Inspirado no Porto Digital, que hoje é conhecido em todo o mundo por tornar o Recife um polo de desenvolvimento tecnológico, o Porto Social vai reunir empresários e poder público para, a cada ano, viabilizar 50 projetos sociais, sendo 30 novos e 20 veteranos, que serão mentoriados e capacitados para ampliar suas áreas de atuação e transformação comunitária.  O edital de convocação para as ONGs interessadas em fazer parte do Porto Social será lançado no dia 20 de abril.

O Porto Social vai reunir empresários e poder público para, a cada ano, viabilizar 50 projetos sociais, sendo 30 novos e 20 veteranos, que serão mentoriados e capacitados para ampliar suas áreas de atuação e transformação comunitária.

"Hoje estamos aqui com pouco mais de cem instituições que agora estão funcionando em rede, trocando informações, se fortalecendo. Estou aqui demonstrando a gratidão da nossa cidade por todo o trabalho que eles desenvolvem e que nos consolida como uma cidade forte nesta integração, que já soma mais de 70 mil voluntários e quase 400 mil horas de trabalho voluntário realizado. Também falamos aqui do Porto Social, que vai incubar ideias de projetos sociais, e vai fortalecer a gestão de instituições que já existem, prestando uma assessoria para quem quer atuar nesta área", declarou o prefeito Geraldo Julio.       

No evento, os representantes das ONG's cantaram parabéns e partiram um bolo de comemoração às atividades de um ano do projeto que foi uma iniciativa pioneira no Brasil. Criado no Recife, o Transforma já foi implantado também nas cidades de Campinas (SP) e Petrópolis (RJ), além de  receber o Prêmio Inovacidade 2016, chancelado pela ONU-Habitat e que reconhece práticas inovadoras e desafios da transformação urbana sustentável.

O coordenador do projeto, Fábio Silva, falou da felicidade em comemorar o sucesso do projeto e adiantou o que será o Porto Social. "Esta será mais uma iniciativa da prefeitura na área social do Recife, que tem como objetivo profissionalizar as organizações que já tem a solidariedade em seu DNA, para que elas possam gerar empregos, renda e transformações sociais, e ajudar na gestão de seus trabalhos, assessorando essas instituições e fazendo com que o Recife possa estar cada vez mais forte nesta rede de solidariedade", explicou.