Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 05.04.17 - 20h46

Aleitamento Materno é tema de curso no Hospital da Mulher do Recife

img_alt

Profissionais da unidade participam da capacitação (Foto: Cortesia)

 

O Hospital da Mulher do Recife (HMR) Mercês Pontes Cunha iniciou, nesta quarta-feira (05), o primeiro Curso de Manejo e Promoção do Aleitamento Materno. A capacitação é o primeiro passo para a unidade se tornar Hospital Amigo da Criança, título da Organização Mundial de Saúde e da Unicef para maternidades que estimulam, apoiam e protegem o Aleitamento Materno. Participam os profissionais do HMR que lidam com mãe e bebê. “Além de adquirir conhecimento, a ideia é que os participantes sejam divulgadores da amamentação, sensibilizando outros colegas a criar um ambiente propício neste sentido”, destaca a diretora da unidade, Isabela Coutinho.

O curso acontece nesta quarta (05) e terá continuidade na quinta-feira (06), com carga horária obrigatória de 20 horas. Durante a capacitação, os profissionais conhecem os estudos que embasam cientificamente o estímulo ao aleitamento materno e os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. De acordo com a OMS, por exemplo, a criança que mama no peito adoece duas vezes e meia menos do aquela que toma leite artificial. O evento abrange também lactação e manejo, benefícios do aleitamento materno na saúde da mulher e da criança, entre outros. “È preciso entender, por exemplo, que a orientação sobre o aleitamento deve começar no pré-natal”, explica Manoel Adauto, enfermeiro obstetra, que coordena o curso, junto com a pediatra Lúcia Trajano, da política de Saúde da Criança, da Prefeitura do Recife.

Ao final da capacitação, a expectativa é de que os profissionais do hospital falem a mesma linguagem, levando para as usuárias da unidade uma mesma informação e postura diante da amamentação. Nesta quinta-feira, serão abordadas: legislação de proteção do aleitamento materno; condições das mamas e mamilos (problemas precoces e tardios); baixa produção de leite e bebês que recusam o peito; aconselhamento em amamentação; bebês que necessitam de cuidados especiais; apoio permanente às mães, entre outros.