NOTÍCIAS

Administração | 05.04.23 - 11h50

Prefeitura do Recife vai doar estudos sobre a Praça da Infância aos municípios pernambucanos

Em evento do Tribunal de Contas do Estado, o prefeito João Campos falou sobre as ações feitas acerca da primeira infância e a importância do trabalho coletivo para a conquista de melhores resultados

A Prefeitura do Recife vai doar estudos sobre a Praça da Infância aos municípios pernambucanos. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos nesta
 segunda-feira (3), durante o Seminário da Primeira Infância, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão. Na ocasião, João Campos falou sobre as ações feitas pela gestão nessa área e explicou que pretende disponibilizar o projeto estudado por 6 meses para a formatação do equipamento recém-inaugurado pela atual administração. 
 
“Uma das ações mais fortes que um prefeito pode fazer é a arquitetura social. Faça tudo pensando em uma criança, uma pessoa com deficiência ou um idoso que você terá a melhor cidade possível. Temos esse material (da Praça da Infância) e o que eu quero propor é que a Prefeitura do Recife, com a autorização da Fundação Bernard Van Leer, doe ao Tribunal de Contas e à Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco) o amplo estudo que foi feito sobre o conceito de urbanismo social para infância, para que seja distribuído de forma gratuita para os demais municípios”, disse João Campos.
 
A primeira Praça da Infância foi entregue na última sexta-feira, no bairro da Encruzilhada, e teve seu projeto desenvolvido por diversos especialistas, com ajuda das crianças e tutores da comunidade. Toda a arquitetura e estrutura foram pensadas de acordo com a necessidade de quem de fato irá utilizar o espaço.
 
Ainda sobre o evento realizado pela corte de contas, destacou-se a necessidade de se pactuar uma atuação efetiva por parte das instituições públicas diante das demandas que envolvem a primeira infância. Membros do executivo, legislativo e judiciário participaram do seminário, a exemplo de diversos prefeitos e prefeitas dos 184 municípios pernambucanos, assim como o presidente do TCE, Ranilson Ramos, Márcia Conrado, presidente da Amupe; Cezar Miola, Presidente da Atricon; Simone Santana, Deputada Estadual (representando o presidente da Alepe, Álvaro Porto); Bianca Teixeira, Procuradora-Geral de PE; Luiz Carlos de Barros Figueiredo, Presidente do TJPE; Aline Arroxelas, Promotora do MPPE.


O evento segue com atividades até às 17h e terá painéis com 11 especialistas de diversas áreas, como pediatria, pedagogia, economia e sociologia. A secretária executiva da Primeira Infância do Recife, Luciana Lima, apresentará estratégias de governança e intersetorialidade durante o painel “Caminhos para um Plano Municipal pela Primeira Infância Sustentável”.