NOTÍCIAS

Cultura | 05.05.14 - 11h01

Recife de Coração é sucesso na Várzea

[caption id="attachment_45639" align="alignright" width="680"] Projeto que proporciona atividades de lazer para toda a família conquistou a população. (Foto: Inaldo Menezes)[/caption]

Moradores da Várzea, na Zona Oeste do Recife, contaram com um domingo diferente. A Praça Ágape, na Rua Caxangá Ágape, foi espaço para a segunda edição do projeto Recife de Coração nos Bairros, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Diversas atividades aconteceram durante todo o dia, proporcionando mais opções de lazer para toda a família e fazendo a população viver o bairro em que mora.

A comerciante Mércia Marques, de 43 anos, aproveitou o espaço para trabalhar. Ela integrou a programação participando da feira de artesanato e de comidas, que foi composta por moradores do bairro. "Moro na Várzea desde que nasci e é a primeira vez que vejo todos nós, eu e meus vizinhos, aproveitando nosso bairro sem ter que pagar nada por isso, sem ter que ir para longe. A diversão veio até a gente e isso é muito bom". Além do espaço para comércio, o projeto conta com os polos Infantil, Esportivo e Cultural.

A criançada pode curtir desde cedo brincadeiras como pula-pula, piscina de bola, cama elástica e tobogã. O professor Ednaldo Francisco, de 35 anos, levou a filha Milena Vitória, de 2 anos, para brincar. "É maravilhoso que a gente tenha esse tipo de opção de lazer. É a primeira vez que minha filha brinca assim e ela gostou muito da piscina de bolinha", comentou.

O autônomo Ronaldo Andrade, de 37 anos, levou três crianças para o evento. Os filhos Cleiton, Taiara e Antônio, de 13, 12 e 11 anos, estavam soltos pela praça aproveitando a programação. "Projetos assim fazem com que a comunidade se desenvolva, promovem atividades para as crianças que nem sempre podem contar com brincadeiras desse tipo". Mas, Ronaldo também não deixou de usufruir o projeto. O que ele mais curtiu foi a apresentação do grupo “Zé Lasca a Vara e o Coco que Roda". "Isso é cultura pura, é muito bonito de ver. É difícil a gente assistir a uma apresentação de ciranda e coco tão perto de casa".

O Recife de Coração nos Bairros contou também com apresentação do grupo Capoeira Abaúna; Thony Vaqueira e Forrozão Conquista; Bate o Ganzá; A Burra da Várzea e o Boi Teimoso; Banda Pop Xote; E Rap Pixote Manjestyle. No polo esportivo houve espaço para Basquete de Rua, Handebol, Vôlei, Futebol de barrinha, Slackline, Badminton, Queimado e Skate. "A gente quer oferecer mais opções de lazer para a população a partir da ocupação de espaços públicos", afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões.

Uma Central de Saúde foi montada com estrutura para realizar diversos serviços como mamografia, aferição de pressão arterial, exame de glicemia, orientações sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero, vacinação contra influenza e tríplice viral. Também aconteceu orientação de saúde bucal: distribuição de kits de escova e creme dental e orientação sobre redução de danos, com distribuição de insumos (preservativo masculino e feminino). A próxima edição do Recife de Coração nos Bairros será em Santo Amaro, dia 18 de maio.