NOTÍCIAS

Administração | 05.05.15 - 19h22

Futuros aposentados da Prefeitura do Recife ganham programa de preparação para aposentadoria

Evento reuniu mais de 200 pessoas. A expectativa é que duas turmas para participação de oficinas sejam formadas até o fim do ano

A servidora da Secretaria de Educação, Maria José Carvalho fará 70 anos em 2016. Hoje (5), ela participou do lançamento do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) e já garantiu sua inscrição para as oficinas e palestras oferecidas pelo programa. O PPA é voltado aos funcionários que, como ela, são da administração direta e já estão aptos a se aposentar, seja por tempo e idade ou na compulsória no período de 2015 até 2016.

Junto à Maria José, mais de 200 pessoas participaram da palestra de sensibilização que deu o ponta pé inicial ao programa. O PPA é inédito e faz parte do programa de valorização do servidor municipal, Servidor de Valor, da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas do Recife (SADGP).  A equipe que coordena o programa foi capacitada e treinada pela consultora especializada em gestão pública, Conceição Batista. O PPA foi feito de forma customizada, pensando na realidade da Prefeitura do Recife, a partir da pesquisa de campo com outras instituições públicas e privadas.  

"Todas as ações do Servidor de Valor são importantes para a estruturação da vida funcional do funcionário da PCR. O PPA vem auxiliar na aposentadoria, que faz parte do ciclo natural de qualquer organização, porém é um momento de inflexão para o servidor. Buscamos sempre ter cuidado na chegada, permanência e na saída dos funcionários. Com certeza esta é uma ação pioneira. Vocês foram, são e sempre serão importantes para Prefeitura e para a população do Recife", afirmou o secretário da SADGP, Marconi Muzzio.  

A expectativa é que até o fim do ano sejam formadas duas turmas com 25 pessoas. Os interessados participarão de seis encontros com  um facilitador especializado no tema a ser abordado. A legislação previdenciária, cuidados com a saúde e gestão financeira, serão alguns dos assuntos abordados. Ao final do programa, o servidor conclui sua participação com a produção de um "manual de futuro". A ideia é que todas as reflexões feitas ao longo dos três meses fiquem registradas e sejam usadas pelo participantes quando for concluído o processo da aposentadoria.

Servidor de Valor - O programa da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas visa a valorização do servidor municipal do Recife, através de diversas atividades. Dentre os projetos que já estão em andamento estão o Vida de Valor, sobre saúde e qualidade de vida; a Palestra de Valor, que oferece exposições sobre temas atuais; o Espaço Ecumênico, onde os servidores podem expressar a religiosidade; Datas de Valor, que comemora com atividades educativas e de saúde datas importantes no ano como, o Outubro Rosa e Dia Mundial de Combate ao Diabetes; além das ações como a Gincana de Engajamento Voluntário do Transforma Recife e a Semana do Servidor.