Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 05.05.16 - 19h38

Escolas municipais realizam eleições para escolher os líderes de classe

img_alt

Com direito a urnas eletrônicas, mesários e comissões eleitorais, votação já aconteceu em quatro unidades e chega às escolas Antônio Heráclio e Dom Bosco nos dias 10 e 11 de maio (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

As seis Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTIs) do Recife estão dando um show de cidadania e democracia. Centenas de alunos participam das eleições dos líderes escolares, que terão a função de representar suas turmas, fazendo a ligação entre os estudantes e a direção das unidades de ensino. A votação, que inclui urnas eletrônicas, mesários e comissões eleitorais, já aconteceu nas escolas Reitor João Alfredo, Nadir Colaço, Divino Espírito Santo e Pedro Augusto, chegando à Antônio Heráclio e à Dom Bosco, respectivamente, nos dias 10 e 11 deste mês. 

Na EMTI Pedro Augusto, situada na Boa Vista, 384 alunos do 6º ao 9º ano votaram, na tarde desta quinta (5), nas 34 chapas inscritas na eleição, das quais 12 serão eleitas, uma por turma, cada uma com dois integrantes. A estudante Raquel Emanuelly concorre ao posto de líder do 9º Ano A, tendo o colega Gabriel Bezerra como vice. "Queremos estimular a reconciliação entre os alunos, que não são muito unidos, e também uma boa relação entre eles e a direção", afirma Raquel. "Queremos ajudar os professores para evitar a bagunça em sala de aula e deixar as atividades em dia, além de conscientizar os alunos para não depredar a escola", completa Gabriel. 

Candidata à liderança do 9º ano B, Maria Eduarda Assis segue a mesma linha. "Pretendo melhorar o convívio entre os alunos e fazer o possível para ajudar a escola, mantendo sempre os estudantes informados sobre os assuntos mais relevantes. É importante fazer a ponte entre eles e a direção", afirma. 

 

CONSCIENTIZAÇÃO - De acordo com a coordenadora pedagógica da Pedro Augusto, Vera Marques, a escola já vinha se preparando para a realização da eleição. "Foi um processo bem dinâmico, até porque nós elaboramos previamente um material específico, mostrando quais seriam as atribuições e o perfil dos líderes. A partir da eleição, vamos trabalhar junto com eles para minimizar os conflitos e estimular a conscientização sobre a necessidade de preservar o patrimônio da escola", define. Para o segundo semestre, a ideia é implementar um grêmio estudantil. 

O coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar da Secretaria de Educação do Recife (Neve), George Pereira, explica que as eleições dos líderes escolares promove o protagonismo e estimula a cidadania ativa. "As funções deles incluem mobilizar as turmas para participar das atividades acadêmicas, atuar como interlocutores entre alunos e professores e fomentar relações sadias com os colegas. Essas iniciativas geram maior produtividade nas turmas, ampliando as possibilidades de aprendizado", destaca.