NOTÍCIAS

Saúde | 05.05.16 - 18h35

Rede de Saúde do Recife recebe 181 novos médicos e 136 profissionais da área

img_alt

Na tarde desta quinta (5), Geraldo Julio nomeou os 317 profissionais que vão reforçar o atendimento nas unidades de saúde da família, maternidades, ambulatórios e pronto atendimentos da cidade (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

A rede de saúde do Recife ganhou um reforço nesta quinta-feira (5). O prefeito Geraldo Julio, assinou, nesta tarde, a nomeação de 317 profissionais que vão intensificar os atendimentos em vários locais de atenção à saúde da cidade. Serão 181 médicos que vão integrar os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF), hospital pediátrico, Serviços de Pronto Atendimento (SPA), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), maternidades, ambulatórios de saúde bucal e ambulatórios de especialidades. Já os outros 136 trabalhadores da saúde, vão reforçar equipes de saúde da família, bucal, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), vigilância epidemiológica e ambiental. 

O prefeito Geraldo Julio comentou a importância da iniciativa, que vai melhorar a saúde no Recife. "Estes profissionais vão atender em todas as nossas unidades que estão espalhadas pela cidade, um ampliação necessária na nossa equipe, que vai poder atender com mais qualidade a nossa população. Isso tudo acontece em um momento de intensa crise no Brasil, onde muitas prefeituras e governos por aí afora no Brasil não estão conseguindo nem pagar a folha, e a gente, por planejamento, por dedicação, por esforço, além de pagar, estamos aqui nomeando e aumentando o número de profissionais que vão poder cuidar da saúde do cidadão do Recife", explicou o gestor municipal. 

Os profissionais nomeados foram todos aprovados nos concursos públicos realizados  em 2012 e 2014. Dos 181 novos médicos, 78 são médicos de saúde da família, 28 são obstetras , 31 clínicos, 2 proctologistas, 17 pediatras, 3 neonatologistas, 14 psiquiatras, 2 neuropediatras, 4 cardiologistas e 2 reumatologistas. Além desses, outros 87 técnicos de enfermagem, 16 agentes comunitários, 1 auxiliar e 2 técnicos de saúde bucal também serão nomeados. Também haverá o reforço da vigilância epidemológica e ambiental, com 1 biólogo, 3 veterinários, 8 sanitaristas, e ainda 4 assistentes sociais, 6 fisioterapeutas, 3 fonaudiólogos, 4 psicólogos e 1 terapeuta ocupacional.

De acordo com o secretário de Saúde Jailson Correia,  "Esses  trabalhadores, que são de diversas especialidades e diversas profissões de saúde, vão atender em toda a nossa rede. Vamos colocar os profissionais para atender prioritariamente na ponta, lidando com cerca de três mil a três mil e quinhentas pessoas. Também vamos reforçar equipes de plantão nos internamentos, e a rede de saúde mental também terá reforço de psiquiatras. Ou seja, um reforço importante, bem vindo, que vem numa hora em que a população precisa, atendendo a várias capilaridades, e que mostra o compromisso dessa gestão em tornar o serviço de saúde do Recife melhor", afirmou o secretário. 

Desde o início da gestão já foram nomeados 1.746 profissionais de saúde, que atuam nas diversas unidades do município. Além da contratação de profissionais, a gestão também entregou equipamentos que vêm melhorando a realidade do atendimento à saúde no Recife. São eles: Upinha Dr. Moacyr André Gomes, em Casa Amarela; Upinha Professor Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo; Upinha Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro. A primeira Upinha a ser entregue foi a Upinha Dia Bongi/Novo-Prado, em dezembro de 2013. Foram entregues ainda, a Upinha Dia do Córrego do Euclides/Alto José Bonifácio; a Upinha Dia Novo Jiquiá, no Jiquiá; a Upinha Dia da UR-04/UR5,na Cohab; Dom Hélder, em Nova Descoberta e recentemente Upinha GovernadorEduardo Campos, na Bomba do Hemetério.