Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 05.05.23 - 19h46

Prefeitura do Recife abre todas as salas de vacina da cidade para Dia D de imunização contra gripe

img_alt

Além das mais de 150 salas, para a ação também serão montados outros 14 postos volantes na cidade. Os locais funcionarão das 8h às 17h. Em alguns pontos também haverá aplicação da vacina contra covid-19 e atualização de cartão de vacina para crianças menores de 1 ano (Foto: Iggor Gomes/Arquivo PCR)

Ao longo deste sábado (6), a Prefeitura do Recife vai abrir as mais de 150 salas de vacina da cidade para o Dia D de imunização contra a gripe. Além disso, também vão ser montados outros 14 pontos volantes espalhados pela capital que farão aplicação do imunizante para os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. Neste mesmo dia, a Secretaria de Saúde (Sesau) do município vai aproveitar o momento para disponibilizar, em alguns locais, vacina contra covid-19 para toda população a partir de 6 meses e também atualização de cartão de vacina para as crianças menores de 1 ano. Todos os pontos funcionarão das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. A lista completa dos postos e quais imunizantes estarão disponíveis em cada um deles está disponível neste link: https://bit.ly/PostodeVacinacaoDiaD.

Fazem parte da população alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais do sistema prisional, socioeducativo, população carcerária e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

De acordo com o Programa de Imunização do Recife, 659.690 pessoas fazem parte do público-alvo da campanha, na capital pernambucana. A meta é vacinar pelo menos 90% dessa população. Até o momento, 105.319 pessoas já receberam a vacina contra gripe - o que representa 18,93% de cobertura vacinal dos grupos prioritários (gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde e professores, conforme definição do Ministério da Saúde).

É importante destacar que a vacina contra gripe já inclui a proteção contra a cepa do vírus H3N2 (Darwin), que recentemente teve forte circulação no país, causando uma epidemia. O imunizante também contempla outras duas cepas da influenza: H1N1 e o tipo B. Além disso, ele pode ser aplicado no mesmo momento que as demais vacinas, incluindo a da covid-19.

Em um esforço para ampliar a cobertura vacinal das crianças menores de 1 ano, os agentes comunitários de saúde das áreas atendidas pela Estratégia de Saúde da Família farão uma busca ativa porta a porta. Os profissionais encaminharão os meninos e meninas nessa faixa etária para fazer atualização do Cartão de Vacina na unidade de saúde de referência. Fazem parte do calendário de rotina deste público, por exemplo, os imunizantes Pentavalente, Pneumo 10, Rotavírus, Meningo C, Febre amarela, entre outros.

Já o imunizante anticovid está sendo aplicado em toda população a partir dos 6 meses. Com relação à vacina bivalente contra covid-19, podem recebê-la as pessoas a partir de 18 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos da capital pernambucana e as pessoas a partir de 12 anos que sejam imunocomprometidas, tenham comorbidades ou deficiência permanente. Todos devem ter tomado, no mínimo, duas doses do imunizante anticovid e ter recebido a última há, pelo menos, quatro meses.

DOCUMENTOS – Para agilizar a vacinação, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, o cartão SUS e a carteira de vacinação (esse último sendo obrigatório para as crianças menores de 1 ano). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho. Já para receber o imunizante contra covid-19 devem ser apresentados o cartão de vacinação ou o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.
 
INFLUENZA – Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.