NOTÍCIAS

| 05.06.12 - 10h44

Novos 180 agentes de trânsito da CTTU já estão trabalhando nas ruas do Recife

Ampliação do efetivo irá garantir maior monitoramento e fiscalização das vias da cidade 

Esta segunda-feira (04) marcou uma nova etapa para a vida profissional de 180 homens e mulheres no Recife. O grupo, aprovado no concurso público de 2011 para guardas municipais do Recife, iniciou hoje as suas funções como agentes de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Pela manhã uma turma de 80 novos agentes se incorporou ao efetivo diário do órgão, no trabalho de monitoramento e fiscalização das vias da capital pernambucana. Já à tarde mais novos 100 agentes começaram a atuar na vias da cidade, reforçando o atendimento às ocorrências de trânsito.

 Entre os novos agentes está Lays Rocha, de 24 anos, que ficou posicionada no cruzamento das ruas Amaro Bezerra com Joaquim Nabuco, no Derby. Segundo a servidora pública, a população está recebendo muito bem essa ampliação dos agentes de trânsito do Recife. “As pessoas, principalmente os pedestres, estão nos parabenizando pela nossa chegada. Toda a cidade desenvolvida dá importância ao trânsito e Recife está se adaptando as necessidades”, afirmou a agente. Segundo Lays, sua visão do trânsito mudou totalmente após o curso de formação. “Vemos como uma situação pode gerar problemas grandes para a circulação, como o trânsito oferece riscos e como o papel do agente de trânsito é fundamental para ajudar”, destacou. 

No principal corredor viário da cidade, a Av. Governador Agamenon Magalhães, por onde passam, em média, 90 mil veículos diariamente, estava o novo agente de trânsito Daniel Melo, de 28 anos. No cruzamento com a Rua Dom Bosco, o servidor, no ser primeiro dia como agente, já acompanhou e participou de um atendimento a uma colisão sem vítimas envolvendo dois veículos. “Espero poder dar minha contribuição para melhorar o trânsito do Recife. Essa era a minha expectativa desde o começo do curso de formação. Chegar logo às ruas”, disse. 

Esse reforço que a Prefeitura do Recife está dando à cidade vai contribuir muito para a melhoria do trânsito, pois agora vamos colocar agentes em pontos em que antes não poderíamos ter”, frisou Jorge Leal, que atua como agente de trânsito da CTTU desde 2003 e formou dupla com o novato Daniel neste primeiro dia de trabalho.

O grupo de 20 concursados, que ainda não tomaram posse, começará a trabalhar nos próximos dias, completando os 200 novos agentes de trânsito, o que irá ampliar o efetivo da CTTU em 50%, passando de 400 para 600 agentes de trânsito. “É mais uma etapa do Plano de Ações para o Trânsito do Recife que a Prefeitura e a CTTU estão cumprindo, garantindo mais agentes nas ruas para a fluidez dos motoristas e pedestres”, pontuou o diretor de Trânsito da CTTU, Agostinho Maia.