NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 05.06.15 - 18h12

Instituto da Cidade Pelópidas Silveira inicia ciclo de palestras do Recife Planeja

img_alt

O encontro é aberto ao público, com inscrição gratuita, e será realizado na próxima quinta-feira (11), a partir das 14h30.

A partir da próxima quinta-feira (11), o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) inicia o Recife Planeja. O objetivo é debater temas voltados para o planejamento da cidade por meio de ciclos de palestras e debates abertos ao público. Com inscrição gratuita, o primeiro tema a ser trabalhado será 'Mobilidade Urbana: novos paradigmas' e acontecerá no auditório da Prefeitura do Recife, a partir das 14h30. O Recife Planeja faz parte da programação que comemora o centenário do ex-prefeito do Recife, Pelópidas Silveira (1915/2015). Ligado à Secretaria de Planejamento Urbano, o ICPS é o órgão técnico da prefeitura, responsável pelos estudos e planejamento urbano da cidade.

Com encontros programados para acontecer mensalmente, o primeiro tema abre a discussão sobre a mudança de paradigmas acerca do atual modelo de deslocamento urbano, que por um longo período priorizou soluções voltadas para a utilização do carro. O desafio agora é priorizar o transporte coletivo e os transportes não motorizados. Apesar de ser gratuito e aberto ao público em geral, para participar é preciso fazer a inscrição no endereço http://goo.gl/forms/IkD6Pka0sF.

A partir do tema 'mobilidade', o início do Recife Planeja marca abertura das discussões que contribuirão na construção do Plano de Mobilidade Urbana do Recife (PMU-Recife), que tem no envolvimento e na participação da sociedade um dos fatores primordiais para a elaboração do documento. O objetivo é alinhar a política municipal a esse novo paradigma por meio de três relevantes pontos: o desenvolvimento urbano, a sustentabilidade ambiental e a inclusão social.

Para o primeiro de uma série de 11 encontros com temas relacionados ao desenvolvimento urbano, o ICPS traz para os participantes os seguintes assuntos: a Política Nacional de Mobilidade Urbana, o Planejamento da Mobilidade não Motorizada, Indicadores de Qualidade da Mobilidade Urbana. Para conduzir cada um deles foram convidados os especialistas César Cavalcanti, Fernando Jordão e Maurício Pina. Caberá ao secretário executivo de Planejamento Territorial do ICPS, Sideney Schreiner, fechar o ciclo de debates falando sobre Estratégias de Desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana do Recife.

 

Serviço:

Recife Planeja - Ciclo de palestras e debates

Tema: Mobilidade Urbana: novos paradigmas

Quando: quinta-feira (11/06), a partir das 14h30

Onde: auditório da Prefeitura do Recife (av. Cais do Apolo, nº 925, Bairro do Recife - 15º andar)

Inscrição: http://goo.gl/forms/IkD6Pka0sF

Contato: recifeplaneja@recife.pe.gov.br