Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 05.06.17 - 16h57

CTTU registra 941 infrações após o início da fiscalização por videomonitoramento

 
Maioria das multas se deu por estacionamento irregular, o que consolida a ação como mais uma medida de proteção aos pedestres
 
 
Após completar um mês do início da fiscalização por videomonitoramento, no último sábado (3), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) destaca que a ação tem sido positiva para o trânsito da cidade, principalmente na segurança viária dos pedestres. Foram 941 notificações registradas para o período, em um total de 10 pontos fiscalizados, sendo a quase totalidade das infrações registradas por estacionamento e parada irregular. A média de 3 multas por dia em cada ponto fiscalizado atende às expectativas da Autarquia, uma vez que demonstra o potencial da ação como mais um instrumento de conscientização dos condutores. Na primeira semana da ação, a CTTU chegou a registrar uma média de 5,2 multas diárias por cada ponto monitorado. O balanço atual mostra que essa média já foi reduzida em 42% ao longo do mês. A tendência é que a quantidade de infrações diminua ainda mais, gradativamente.
 
Entre as cinco infrações mais registradas está estacionamento sobre calçada, com 391 (41%) multas, seguida de estacionamento em desacordo com a sinalização, com 376 (39%) notificações, estacionamento em fila dupla, com 45 (4%), conversão proibida, com 45 (4%), e, por último, estacionamento em desacordo com a regulamentação, com 24 (2%) notificações. As demais notificações foram geradas por infrações como parada sobre faixa, avanço de semáforo e transitar sobre calçada. Já o local que registrou o maior índice de infrações foi o Largo da Paz, com o total de 418 multas.
 
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que a ampliação da fiscalização através do videomonitoramento reflete no comportamento positivo dos condutores em relação aos pedestres. "Percebemos que existe uma tendência natural de queda no número de infrações registradas, uma vez que dificilmente alguém que foi notificado volta a cometer a mesma infração. Por isso a ação tem focado em fiscalizar o estacionamento irregular, pois nosso principal objetivo é proteger os pedestres ", avalia Taciana.
 
REDUÇÃO DE ACIDENTES - A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de garantir mais mobilidade e segurança viária na cidade. São ações interligadas que, juntas, estão diretamente ligadas à redução de cerca de 30% do número de acidentes com vítima no trânsito do Recife, se considerarmos os dados obtidos entre os anos de 2012 e 2016. A implantação de 77 equipamentos de fiscalização eletrônica, desde 2014, o trabalho dos 250 orientadores de trânsito, dispostos nos principais corredores viários da cidade para auxiliar no fluxo pacífico de condutores, ciclistas e pedestres, além da pintura de cerca de quatro mil faixas de pedestres e implantação de 13 mil placas de sinalização vertical são algumas das ações que resultaram na redução dos acidentes com vítimas.
 
FISCALIZAÇÃO POR VIDEOMONITORAMENTO-  A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou, no dia 3 de maio, o trabalho de fiscalização por videomonitoramento em 10 pontos da cidade. A fiscalização através das câmeras está permitida desde 2015, de acordo com a resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa é mais uma ação da Prefeitura do Recife para deixar o trânsito mais seguro e reduzir os acidentes na cidade. Desde 2013, são implantadas ações interligadas, que estão diretamente ligadas à redução de cerca de 30% do número de acidentes com vítima no trânsito do Recife.
 
Confira os pontos que estão sendo fiscalizados por videomonitoramento: 
 
- Avenida Recife: nos dois sentidos do cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz; 
- Avenida Antônio de Góes: nas proximidades da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco e nas imediações da saída do Túnel Josué de Castro;
- Avenida Conselheiro Aguiar: no cruzamento com as ruas Padre Carapuceiro e Frei Leandro; 
- Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar: no sentido subúrbio, próximo ao cruzamento com a Rua José de Sá Carneiro. 
- Largo da Paz, no cruzamento com a Estrada dos Remédios;  
- Avenida Governador Agamenon Magalhães, no cruzamento com Rua Dr. Leopoldo Lins;  
- Avenida Norte, no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos; 
- Avenida Dois Rios, no cruzamento com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César.